Esri lança ferramenta GIS para analisar Big DataTalvez um dos maiores recursos inexplorados da Tecnologia de Informação (TI) disponíveis hoje seja a capacidade de analisar e visualizar espacialmente o Big Data. Pensando nisso, a Esri, lançou sua nova ferramenta GIS para Hadoop. Segundo a Esri, a ferramenta facilita o desenvolvimento de aplicativos geográficos que habilitam o uso de Big Data no contexto do Hadoop.

“O método processamento de informações do Hadoop aborda diretamente o maior desafio que enfrentamos hoje”, disse Marwa Mabrouk, gerente de produtos da Esri. “Ativar o Hadoop com capacidades espaciais é parte do esforço contínuo da Esri em obter mais valor no Big Data, através da análise espacial”, completou.

O processamento e a visualização de grandes volumes de dados, em mapas, requer uma funcionalidade que faltava no núcleo do Hadoop. As ferramentas GIS para o Hadoop ampliam a plataforma, com uma série de bibliotecas e utilitários que se conectam o ArcGIS com o ambiente Hadoop. A nova ferramenta permite que os usuários do ArcGIS exportem dados dos mapas em arquivos de extensão HDFS (formato do sistema Hadoop), e cruzem com milhões de registros armazenados na plataforma. Além disso, os resultados podem ser salvos diretamente para o banco de dados do sistema ou reimportados para o ArcGIS, para que se possa obter um nível mais elevado de geoprocessamento e visualização.

As ferramentas de GIS para sistema Hadoop incluem:

• Ferramentas de amostras e modelos, que demonstram o poder do GIS;
• Consulta espacial dentro do Hadoop;
• Biblioteca de geometria, que possibilita construir aplicações espaciais em Hadoop.

“As ferramentas de GIS para o Hadoop não só introduzem a análise espacial para o Hadoop, mas criam um fluxo de trabalho, o que traz o Big Data para o ambiente do ArcGIS”, afirmou Mansour Raad, arquiteto de softwares da Esri. “Ele fornece ferramentas aos usuários do Hadoop que necessitam visualizar grandes volumes de dados em mapas”, completou.

A Esri reconhece que o Big Data é um desafio, e que a participação da comunidade pode ajudar a resolver. Para isso, a empresa está fornecendo a solução “GIS Tools for Hadoop” como um produto livre, disponível no GitHub. A Esri está incentivando usuários a baixarem a ferramenta e enviar questões sugestões.

Para baixar as ferramentas de GIS para o Hadoop, clique aqui.


Localização e Big Data

O assunto Big Data, que configura uma forte tendência mundial, será debatido durante a conferência Location Intelligence Brazil. Voltado para o setor de Serviços Baseados em Localização (LBS, na sigla em inglês) e inteligência nos negócios, o Location Intelligence Conference Brazil 2013 será um evento paralelo ao MundoGEO#Connect, no dia 19 de junho, organizado em parceria com o portal norte-americano Directions Magazine.

Para mais informações, confira a programação completa do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. As inscrições para o evento já estão disponíveis com várias opções de pacotes e descontos.