Nova versão Google MapsA Google está prestes a assumir um novo desafio no mapeamento, criando em tempo real mapas personalizados para todos os usuários no planeta. Em sua conferência anual de desenvolvedores, realizada nesta semana, a companhia anunciou o novo Google Maps, reconstruído a partir do zero, com novas ferramentas e com um novo design.

Com essas novas ferramentas, os usuários que estão logados no Google Maps terão uma busca personalizada, com destaques em lugares que visita com frequência, como restaurantes, museus, casa e escritório. A ferramenta descobre os lugares e vai desenhando informações, utilizando todos os serviços da Google, incluindo pesquisas de mapas históricos, Google Plus e informações na caixa de e-mail do usuário.

Quando os usuários visitarem uma nova cidade, o Google irá recomendar novos lugares para o usuário, com base em suas preferências e em pessoas com perfil semelhante.

Os mapas mudam em tempo real, por isso, se o usuário clicar em um museu, por exemplo, aparecerá os outros museus da cidade. Ou seja, o usuário escolhe um museu e o mapa mudará automaticamente para que as estradas e marcos necessários para acesso ao mesmo ganhem destaque, deixando outras estradas em segundo plano. Além disso, o novo Google Maps preencherá mais a tela, incluindo espaços horizontais e verticais.

“Todo mundo tem seu próprio mapa, um de cada vez”, disse Jonah Jones, designer chefe dos novos mapas da Google, em uma entrevista antes da conferência.

Google Earth reformulado

Outra novidade revelada é o Google Earth, que mostra imagens por satélite em 3D. O aplicativo, que antes estava apenas disponível para download, agora pode ser incorporados nesta nova versão online do Google Maps. Assim, os usuários poderão aumentar o zoom e explorar com mais facilidade os monumentos de uma cidade em 3D, além de diminuir o zoom e ver o planeta com as condições do clima em tempo real.

Os usuários contam também com a visualização de fotos de vários lugares e dentro de milhares de empresas locais. Rotas de transporte público também foram atualizadas, incluindo um cronograma de horários de partida, com possível comparação de tempos com outros meios de transporte, além da orientação personalizada a partir da casa de cada usuário.

A Google planeja introduzir lentamente os novos mapas para os usuários, começando com os participantes da conferência e depois com pessoas que se inscreveram online. Primeiramente os mapas estarão disponíveis apenas para computadores, mas a empresa também vai atualizar posteriormente para iPhone e Android.

Google no MundoGEO#Connect 2013

Com entrada gratuita, o maior evento de geotecnologias da América Latina, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, já está com sua programação definida, e contará com a participação da Google no evento,  falando sobre o futuro das relações entre quem produz, usa e compartilha as informações geoespaciais. Veja a programação completa do Seminário GIS no MundoGEO#Connect 2013.

A Google também irá participar do Seminário de MegaTendências, representada por Tarun Bhatnagar, especialista que irá falar sobre Os desafios de mobile, cloud, GIS and big data nas organizações.