O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou na última segunda-feira (20/5), no escritório do Rio de Janeiro, a Base de Dados sobre os Serviços Geológicos do Mundo. A SGMundo está disponível para consulta no endereço eletrônico da CPRM na Internet.

O sistema armazena em um único lugar informações relevantes sobre os serviços geológicos de 172 países. O conteúdo pode ser acessado em três idiomas: inglês, português e espanhol. “O acervo contempla os cinco continentes, sendo 49 países da África, 27 das Américas, 39 da Ásia, 43 da Europa e 14 da Oceania”, explica Maria Glícia Coutinho, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni) que coordenou o trabalho em parceria com o Departamento de Informações Institucionais (DEINF).

CPRM lança SGMundoCom apenas um clique, é possível conhecer a história, a missão, a visão, as atividades, a produção de mapas, as bases de dados, os laboratórios, as parcerias e os principais produtos oferecidos pelos serviços geológicos do mundo, bem como as tendências e os desafios. “Com esse produto, a CPRM pretende ser referência mundial em pesquisa online sobre os dados de todos os serviços geológicos existentes no contexto mundial”, destaca Maria Glícia.  Segundo ela, o projeto começou a ser elaborado em 2007, e foi finalizado no final do ano passado.

O chefe do DEINF, Gilberto Guimarães da Vinha, que participou do lançamento do SGMundo juntamente com sua equipe, disse que percebeu o potencial do projeto desde o início. “É uma interação que ajuda a CPRM a se comparar com as melhores instituições do mundo”, avalia Gilberto. Para ele, o sistema vai proporcionar o crescimento da empresa. “Esse intercâmbio de informação é fundamental para a ciência geológica crescer”, destacou, registrando ainda a importância da Assuni durante a elaboração do SGMundo.

O projeto contou também com participação do chefe da Divisão de Informática (DIINFO), Ricardo Luiz Barreiros Motta; da coordenadora de Desenvolvimento da DIINFO, Laura Carvalho; do estagiário de relações internacionais da ASSUNI, Nicolau Lage; e do analista em geociências Júlio Fernandes Lima.

Para acessar a ferramenta, vá até o site do CPRM e clique no ícone SGMundo, do lado direito da página.

História do projeto

A SGMundo  foi  implantada em três fases. A primeira começou em junho de 2007, na assessoria da Presidência da empresa, quando com o apoio do DEINF foi criada a estrutura do projeto e levantados 54 registros de serviços geológicos desses países em português. Já na segunda fase, iniciada em novembro de 2010, a SGMundo foi transferida para a Assuni. Nessa fase a estrutura do projeto passou por uma atualização, finalizada entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012, com a conclusão do cadastro dos serviços geológicos, totalizando 172 países, em três idiomas. Na terceira fase, a partir de janeiro de 2013, foi verificada a consistência de todo o acervo, e juntos Assuni e DIINFO passaram a testar a acessibilidade no sistema no site da CPRM, e o lançamento para o público em 20 de maio de 2013.

Fonte: CPRM