O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na última quinta-feira (23/5) que o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) por parte do país no exterior é “eficaz e legal”. Segundo ele, o uso feito atualmente já é “bastante restrito”. “Os EUA não atacam quando há alguma chance de capturar terroristas. Nossa preferência é sempre por deter, interrogar e processar”, disse.

“Mas, às vezes, essa abordagem é limitada. A Al Qaeda e seus afiliados tentam ganhar espaço em alguns dos mais distantes lugares da Terra. […] Fazer nada não é opção”, disse, em discurso na Universidade de Defesa Nacional, em Washington. “Estamos escolhendo a alternativa menos provável de causar mortes de civis.”

O governo dos EUA admitiu nesta semana que quatro ataques de drones mataram cidadãos americanos, desde 2009.

“Sob a lei nacional e sob a lei internacional, os EUA estão em guerra com a Al Qaeda, o Taleban e seus aliados. Estamos em guerra contra uma organização que, no momento, mataria quantos americanos pudesse, se não a impedíssemos. Então, é uma guerra justa, uma guerra proporcional, de último recurso, em defesa própria”.

Mais adiante, Obama disse que “essa guerra, como todas as guerras, precisa acabar”. “É o que aconselha a história. É o que a nossa democracia exige.” De acordo com o presidente, foi no seu governo que todos os ataques de drones realizados fora do Iraque e do Afeganistão passaram a requerer a autorização das comissões cabíveis, no Congresso.

Em sua fala, Obama reiterou que tinha autorização do Congresso para levar a cabo a operação que, com o uso de drones, matou um cidadão americano, Anwar Awlaki. “Ele estava continuamente tentando matar pessoas”, disse o presidente, antes de acusá-lo de ter planejado o ataque frustrado a um avião, no Natal de 2010. “Quando um americano deixa o país para combatê-lo […], a cidadania não pode mais servir de escudo”, disse.

Global Hawk é um dos VANTs usados pelos EUA para vigilância

Com informações da Folha de S. Paulo

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.

O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 também tem em sua programação o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. A utilização de dados geospaciais permite mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros.

Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.