No dia 29 de maio é comemorado o Dia do Geógrafo. Desde o século XIX, com a necessidade de desbravar o território brasileiro, o geógrafo é um profissional demandado para a apresentação da realidade através de mapas.  Atualmente, vive-se um momento fascinante, pois com o mundo globalizado imbricado de novas tecnologias e saberes nas esferas social, econômica e ambiental, o geógrafo é convocado a participar de múltiplos campos do conhecimento e consequentemente do mercado de trabalho.

Na Bahia, o profissional tem atendido com êxito o desafio de atuar nas áreas de meio ambiente, planejamento urbano, energia, petróleo e gás, educação, segurança pública, saúde, entre outras. Empresas tanto públicas quanto do setor privado, acompanhando a tendência mundial, têm aberto cada vez mais vagas para geógrafos, graças a uma das especificidades inerentes a sua formação, que lhe permite transitar por muitos setores do saber, atuando em equipes multidisciplinares, acompanhando o desenvolvimento das atividades destas empresas em todas as suas fases e projetos, tais como: concepção, gerenciamento de equipes de campo, estudos de alternativas locacionais, viabilidade ambiental, certificações, impactos na vizinhança, percepção do cenário político/econômico vigente, produção de documentos cartográficos, entre outras.

Empresas que antes não tinham a participação dos geógrafos em seus negócios apontam que a inserção destes em suas equipes trouxe avanços, pois este profissional possui, na sua essência, uma capacidade de análise interdisciplinar, facilitando o diálogo entre os membros do grupo.  Além disso, o acesso às informações geoespaciais, acompanhada de inovações tecnológicas (GPS, Google Earth, imagens de satélite, etc.) e seu olhar crítico no desenvolvimento dos projetos da empresa, muito contribuem nas tomadas de decisões.

Assim, percebemos que a tendência do profissional geógrafo na atualidade é ir além das fronteiras da sala de aula que, no Brasil, tanto caracterizou esta profissão nas ultimas décadas. O “novo” Geógrafo está preparado para alçar voos cada vez maiores, conquistando e reinventando novos espaços nos diversos setores da sociedade.

Texto fala sobre a nova atuação do geógrafo
Dia do Geógrafo é comemorado em 29 de maio

Por Geovana Paim e Luciana Rocha da Aprogeo Bahia, com colaboração de Augusto Copque, Marco Fontes e Hermilino Danilo de Carvalho

Encontro de Integração Governo, Universidade e Empresas

Com entrada gratuita, o maior evento de geotecnologias da América Latina, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, já está com sua programação definida, e contará com o Encontro de Integração Governo, Universidade e Empresas.

O encontro vai abordar diversos temas, e será uma oportunidade única para que representantes de órgãos públicos, pesquisadores e iniciativa privada estejam em contato para debater as atividades de pesquisa & desenvolvimento no setor de geotecnologia.