Pontos de interesseO Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) anunciou que irá abrir um grupo de trabalho focado no desenvolvimento de um padrão para Pontos de interesse (POI em inglês). O projeto encontra-se atualmente recebendo contribuições públicas para sua formatação.

Um ponto de interesse (POI) é uma localização de um ponto específico que alguém pode achar útil ou interessante. O ponto de interesse é normalmente composto por latitude, longitude e um nome, porém podem incluir outras informações. Um novo padrão OGC de codificação fará bases de dados de POIs mais úteis, tornando-as mais comuns e utilizáveis em aplicações, bem como facilitará o compartilhamento de dados.

Segundo o OGC, considerando a importância dos pontos de interesse, observa-se que os esforços internacionais de regulamentação têm sido poucos. Em muitos aspectos, os POIs podem ser considerados um ponto fundamental em qualquer infraestrutura de dados espaciais. Além disso, os POIs são importantes no setor comercial, para navegação pessoal e em redes sociais, como vem utilizando a Google, Facebook e outros.

O OGC possui um banco de dados de Pontos de Interesse (em versão beta), que conta com POIs para milhões de locais empresariais e civis em todo o mundo. Este banco oferece uma implementação de referência para uma versão inicial do padrão de POIs.

A documentação do projeto já está disponível e pode ser acessada aqui. Os comentários poderão ser enviados até o dia 30 de junho de 2013, através do email charter-requests@opengeospatial.org.

Curso de Geomarketing em junho

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, maior evento de geotecnologias da América Latina, já está com sua programação definida, e contará com o Curso Geomarketing na Prática, a ser realizado no dia 18 de junho. O evento também conta com uma feira de produtos e serviços de geomática e soluções geoespaciais, com entrada gratuita.

Ministrado pelas instrutoras Susana Figoli e Valéria Duarte, o curso de Geomarketing trará as principais tendências relacionadas aos sistemas geoespaciais para tomadas de decisão, nas áreas de inteligência geográfica de mercado, fontes de dados e aplicações para empresas de vários tipos e portes. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.