A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram os novos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2011 a 2012. O estudo aponta total de supressão de vegetação nativa de 23.548 hectares (ha), ou 235 Km².

Deste total, 21.977 hectares correspondem a desflorestamentos, 1.554 a supressão de vegetação de restinga e 17 hectares a supressão de vegetação de mangue. Na comparação dos 10 Estados avaliados em todos os períodos (BA, ES, GO, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SP) o aumento foi de 29% em relação ao período anterior (2010-2011) e de 23% em relação aos três últimos anos (2008-2011).

A taxa anual de desmatamento é a maior desde 2008. No período 2008 a 2010, a taxa média anual foi de 15.183 hectares. No levantamento de 2010 a 2011, a taxa anual ficou em 14.090 ha.

Os dados foram apresentados na última terça-feira (4/6) por Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento e coordenadora do Atlas pela SOS Mata Atlântica; Flávio Jorge Ponzoni, pesquisador e coordenador técnico do estudo pelo Inpe; e Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação.

O levantamento apresenta, pela primeira vez, os remanescentes florestais do Piauí, que totalizam 34% da área original no Estado protegida pelo Mapa da Área da Aplicação da Lei da Mata Atlântica (11428/2006).

Flávio Jorge Ponzoni, do Inpe, ressalta a importância de conseguir mapear toda a extensão da Mata Atlântica. Ele destaca ainda que esta nova edição do estudo apresenta  a versão preliminar do Mapa do Bioma Mata Atlântica, que inclui as áreas naturais como campos, várzeas, refúgios, cordões de restinga e dunas, o que difere das versões anteriores que apenas mapeavam os remanescentes florestais.

Para Mario Mantovani, o levantamento é importante para monitorar os impactos das mudanças decorrentes das alterações no Código Florestal, aprovadas há um ano. “Graças ao Atlas a Mata Atlântica é o único bioma com uma lei específica. E as informações qualificadas e geradas periodicamente pelo estudo darão suporte para o acompanhamento do cumprimento do Código e a execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA)“, enfatiza.

Com a inclusão do Piauí no levantamento e mapeamento de toda a área de aplicação da Lei da Mata Atlântica, a área original que resta do bioma é de 8,5% – a Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil. Até o levantamento anterior, sem o Piauí, esse dado era de 7,9%. Se forem considerados todos os pequenos fragmentos de floresta natural acima de 3 hectares, o índice chega a 12,5%.

Por causa da cobertura de nuvens, que prejudicam a captação de imagens via satélite, foram avaliados 81% da área total do bioma Mata Atlântica que, de acordo com a lei, possui 1.309.736 km².

Divulgados novos dados do Atlas da Mata Atlântica
Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica 2011-2012. Crédito: SOS Mata Atlântica/INPE

É possível fazer download de imagens das áreas monitoradas, em alta resolução. Os dados completos e relatório técnico podem ser acessados nos sites da SOS Mata Atlântica, do Inpe ou diretamente no servidor de mapas.

Fonte: SOS Mata Atlântica/INPE

Sensoriamento Remoto

Desde o começo da utilização de dados orbitais, percebeu-se a grande importância deste tipo de tecnologia para observar e monitorar a Terra. Com o tempo, a oferta de produtos e serviços cresceu, e escolher o melhor para cada projeto acaba se tornando, muitas vezes, um desafio.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, a comunidade terá a oportunidade de conhecer como anda o mercado de imagens de satélites e aéreas, e saber como escolher a melhor opção ou combinação de mapeamento para atender às necessidades de cada projeto.

Veja a programação do Seminário Imagens de Satélite e Aéreas, que irá acontecer no MundoGEO#Connect 2013, de 18 a 20 de junho!