Cartografia como ferramenta na prevenção de incidentes nas praias

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, entre outras atribuições, se dedica em proteger o cidadão. Uma das tarefas deste órgão é o salvamento de vidas nas praias e para auxiliar esta atividade foi desenvolvido um trabalho de mapeamento das ocorrências registradas durante as temporadas de verão entre os anos de 2006 e 2011, mais precisamente nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

As ocorrências foram divididas em três classes, apresentadas a seguir em ordem crescente no que diz respeito à gravidade:

– Orientações ou Advertências, quando o bombeiro adverte e ordena o banhista a sair de uma área de risco

– Salvamentos, quando há a necessidade de um salva vidas entrar na água e resgatar uma pessoa que estiver em perigo

– Óbitos

Utilizando o software ArcGIS 10 e com base nas coordenadas geográficas informadas pelo Corpo de Bombeiros, foi criado um arquivo de formato shp correspondente aos pontos onde os salva vidas se instalam; estes lugares são chamados de postos e cada um possui nomenclatura própria. Na tabela de atributos deste arquivo shp foram preenchidas as quantidades de ocorrências registradas entre os anos de 2006 e 2011. Aplicando uma simbologia para representar os números das ocorrências, mais uma base cartográfica da região de estudo (arruamento, faixa de areia e o oceano), tiveram como resultado os mapas de cada município estudado, com as representações das incidências de advertências, salvamentos e óbitos.

Anteriormente, os bombeiros usavam mapas apenas para mostrar a localização de cada posto salva vidas. Os registros das ocorrências eram inseridos em planilhas que não tinham nenhuma ligação com os mapas. Com base nestas planilhas, a corporação fazia todas as análises necessárias.

Geo no Litoral
Como era antes

Com o trabalho de espacialização destes dados, os mapas passaram a servir de ferramenta para o planejamento das ações dos salva vidas, tanto para locar um posto de modo mais eficaz ou aumentar a quantidade de salva vidas numa praia onde eventualmente ocorrem mais incidentes. A ilustração a seguir apresenta um comparativo de como era realizado o trabalho com as planilhas e o mapa de localização e com a mudança utilizando um mapa com as quantidades de ocorrências nele inseridas.

Novo mapa de ocorrências

Após a realização deste mapeamento, no verão do ano de 2012 ocorreu algo inédito: nenhum óbito foi registrado nas praias de Matinhos. Neste mesmo ano, Guaratuba e Pontal do Paraná registraram um óbito cada, mantendo a frequência de anos anteriores, mas houve redução do número de resgates, sendo 25% em Guaratuba e 23% em Pontal do Paraná. A Cartografia contribuiu na redução de incidentes nas praias paranaenses, mas esta redução ocorreu principalmente pelos esforços sem medida de todos os salva vidas.

Robson de Lima

Engenheiro cartógrafo, funcionário da Prefeitura Municipal de Araucária

robdelima@hotmail.com