Introdução à versão 7.1

O Google Earth Pro 7.1 pode ser obtido em http://goo.gl/sPX4c. Trata-se de uma licença gratuita por sete dias. Instale o aplicativo em seu computador, execute e forneça seu nome de usuário e a chave de licença enviada para o email que você forneceu no cadastramento. Clique em Efetuar Login. Note que agora as funções do Google Earth Pro estão disponibilizadas e o globo virtual é exibido na tela principal (visualizador 3D).

Nas edições 70 e 71 da Revista MundoGEO foram publicados tutoriais de Google Earth Free e Pro. Nesta edição vamos demonstrar como gerar uma versão para impressão, contendo título, descrição, legenda, norte e escala gráfica.

Ative o mapa “Mesorregiões do Estado SP” e clique em Arquivo->Imprimir. Será exibida uma tela na qual é possível inserir um título para o mapa, a legenda temática, a indicação do Norte e a escala gráfica. Como título digite Mesorregiões Geográficas do Estado de São Paulo. Aproveite para escrever uma breve descrição do seu mapa (por exemplo: Fonte: http://downloads.ibge.gov.br). Observe que a legenda exibe as cores associadas com cada um dos polígonos das Mesorregiões Geográficas (as cores no seu computador podem ser diferentes das aqui mostradas, porque a escolha é aleatória). Clique sobre a escala gráfica e altere a posição na tela (observe que o Google Earth Pro recalcula o valor numérico associado ao segmento de reta). Se desejar, altere a posição da seta que indica o norte.

Passo a passo

Clique em Opções do Mapa e altere a aparência da imagem de satélite mostrada como plano de fundo, sendo possível escolher a imagem colorida mais esmaecida para destacar os dados vetoriais sobrepostos. Uma alternativa interessante é mostrar a imagem de satélite em preto e branco para destacar ainda mais o mapa temático colorido.

Passo a passo

Configure a página escolhendo o tamanho, a orientação e as margens. Escolha a qualidade de impressão (baixa, média ou alta). Salve como um arquivo pdf o mapa temático sobreposto à imagem de satélite monocromática, depois exiba o resultado para verificar se está do seu agrado ou se ainda quer aprimorar o resultado interativamente. Compartilhe seu mapa no Google+, envie por email a imagem, a vista ou o marcador. Se você compartilhar seu mapa no Google+ será feito o upload tanto da figura ilustrativa quanto de um texto customizado. Entretanto, o mapa compartilhado não é mostrado com título, descrição, legenda, escala gráfica e norte, como pode ser visto em http://goo.gl/J0cmQ.

Passo a passo

Arlete Aparecida Correia MeneguetteArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com