Por Eduardo Freitas

Encontro em São Paulo vai colocar no centro das discussões as aplicações da tecnologia geoespacial para a comunidade empresarial

O ano era 2011 e acabava de terminar a primeira edição do evento MundoGEO#Connect, que havia sido um sucesso, mas o sentimento é que ainda faltava ao evento um track que falasse às corporações e mostrasse os benefícios da inteligência geográfica na gestão dos negócios. Desta forma, em uma reunião entre os publishers do portal norte-americano Directions Magazine e a MundoGEO foi firmada uma aliança estratégica para realizar em conjunto a Conferência Location Intelligence Brazil, de forma simultânea ao evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.

O MundoGEO#Connect LatinAmerica será realizado na cidade de São Paulo (SP) entre os dias 18 e 20 de junho de 2013, e a Location Intelligence (LI) Brazil no dia 19, como um evento paralelo. A LI Brazil irá focar nas aplicações da tecnologia geoespacial para a comunidade empresarial do Brasil, um dos mercados que mais crescem, no mundo, para informações baseadas em localização.

“Esta é uma grande oportunidade para que ambas as organizações ofereçam um fórum educativo, que aborde as aplicações da tecnologia de localização na computação empresarial e inteligência de negócios”, diz Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine.

“Estamos muito animados para ampliar os atrativos do MundoGEO#Connect, visando oferecer mais informações à comunidade de negócios da América Latina e o grande potencial da tecnologia geoespacial para indústrias como varejo, bancos e seguros”, afirma Emerson Granemann, diretor e publisher da MundoGEO.

Os participantes poderão escolher um dos eventos, ou participar de ambos. Realizada em um espaço exclusivo no Centro de Convenções Frei Caneca, a LI Brasil vai incluir temas de grande valor para gerentes, diretores, analistas GIS, agentes financeiros, seguradoras, grandes redes de varejo e o setor comercial em geral.

A programação do LI Brazil já está disponível aqui: http://goo.gl/9RKNT (todas as palestras em inglês terão tradução para o português e espanhol).

Principais tópicos que serão apresentados:

• Aplicações de Negócios GIS
Bancário
Seguros
Varejo
Imóveis
Transporte e Logística
• Computação geoespacial nas nuvens
Aplicações da GeoCloud
Arquitetura e configuração de soluções
Modelos de Negócios
• Aplicativos LBS e publicidade baseada em localização
• Integração com soluções de inteligência de negócios
• Análise e modelagem preditiva
• Negócios baseados em marketing de localização móvel
• Inteligência operacional
• Visualização e Modelagem

Webinar

Um seminário online foi realizado no dia 21 de março para apresentar os principais pontos sobre o evento e sobre as tecnologias de localização presentes na América Latina. Participaram profissionais com interesse na área e representantes de empresas que buscam expansão no mercado geoespacial da América Latina.

O vídeo do webinar está disponível gratuitamente, mediante cadastro, através do link http://goo.gl/VoV9V.


Entrevista com Pedro Figoli, CEO da Geofusion

Pedro FigoliFormado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, trabalha com Geomarketing desde 1996 e teve a oportunidade de desenvolver projetos para grandes empresas no setor de varejo e indústria no Brasil e em vários países da América Latina. Foi pioneiro ao desenvolver o OnMaps, primeira plataforma de inteligência geográfica de mercado na web, em 2000. Foi responsável pela negociação com os atuais dois investidores da Geofusion: Intel Capital e Fundo Criatec

MundoGEO: Quais as fontes dos dados presentes no OnMaps?

Pedro Figoli: Atualmente o OnMaps tem mais de 250 fontes diferentes de dados: dados públicos, de órgãos públicos e empresas; dados gerados pela Geofusion; e dados de empresas parceiras da Geofusion que comercializam seus dados através de nossa plataforma OnMaps. Todos os dados são atualizados na periodicidade mais adequada para cada um. Há atualizações mensais, trimestrais, semestrais e anuais.

MG: Com o OnMaps é possível ter uma análise espacial em qual escala de trabalho? Os relatórios são gerados em qual extensão de arquivo?

PF: Temos por foco conseguir que todos os dados estejam presentes em todas as escalas geográficas, ou seja, do país aos quarteirões. Quando dentro do OnMaps, os relatórios são gerados em HTML. A partir daí o usuário pode exportar os relatórios para Microsoft Excel e gerar imagens dos mapas para suas apresentações.

MG: Este sistema é indicado para empresas de qualquer porte?

PF: O OnMaps é uma plataforma que hoje atende a necessidade de grandes corporações e também de pequenas e médias empresas. Nós temos uma parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) que possibilitou que médias franqueadoras utilizem o OnMaps para montar seus planos de expansão, atrair novos franqueados, além de ajudar no dia a dia da operação. Já as grandes corporações usam o OnMaps em virtude da sua flexibilidade, do conteúdo específico que possuímos para o seu setor, pela segurança, entre outros fatores.

MG: Quais serão as melhorias e implementações no OnMaps nos próximos meses/anos?

PF: Lançamos todos os anos quatro novas versões evolutivas, além de versões quinzenais corretivas com correções e pequenas melhorias. Em relação ao conteúdo estamos trabalhando em projeção de informações do censo 2010, imagem de satélite e maior cobertura geográfica. Além disto, em 2013 estamos fazendo um forte investimento em ferramentas para análise avançada de informações, usabilidade, layout e recursos de ajuda. As novidades são muitas, mas precisamos aguardar o momento correto para divulgá-las!