• A China lançou em abril o seu primeiro satélite para observação da Terra em alta resolução. O Gaofen 1 é o primeiro de um sistema que terá cinco satélites e será finalizado em 2016;

• A Leica Geosystems anunciou sua nova geração de sensores digitais aéreos. O ADS100 oferece 20 mega pixels para todas as bandas multiespectrais;

• A Lockheed Martin está produzindo quatro satélites para a terceira geração do sistema de posicionamento global (GPS), que serão lançados até 2014;

• A Optech lançou a nova câmera aérea digital CS-6500, que aumenta em 80% a eficiência para coletar dados;

• A Microsoft anunciou a câmera aérea digital oblíqua UltraCam Osprey, para fotogrametria de alto desempenho;

• A Geosoft anunciou a versão 2013 dos softwares Oasis montaj, Target, GM-SYS, VOXI Earth Modelling e Geosoft DAP server, com avanços na visualização e modelagem em 3D;

• A Bentley Systems lançou a Descartes V8i, ferramenta para processamento e integração de nuvens de pontos e modelos digitais;

• A VisionMap apresentou uma nova versão do software para processamento de imagens A3 LightSpeed;

• A Topcon Positioning Systems lançou o novo laser rotativo RL-200 para engenharia e setor agrícola.


Geoweb Vitória

Com objetivo de facilitar o acesso às informações georreferenciadas e atender uma grande demanda por parte do público que deseja encontrar a localização de diversas infraestruturas da cidade, a Prefeitura de Vitória (ES) lançou o portal Geoweb Vitória, desenvolvido por meio de projeto que teve consultoria técnica da empresa Imagem.

O portal disponibiliza ao cidadão um mapa interativo da cidade, apresentando a localização de serviços e informações tais como condições das praias, pontos turísticos e localização de centros comerciais, restaurantes, escolas, hospitais e bancos, entre outros. Do ponto de vista da gestão municipal, o portal também auxilia na definição de ações a serem tomadas para melhorar os serviços públicos nas áreas de educação, transporte, saúde e habitação, entre outros.Esri

+Info
http://geoweb.vitoria.es.gov.br


GXL 2013

A PCI Geomatics, desenvolvedora de softwares e sistemas para sensoriamento remoto e fotogrametria, lançou recentemente o GeoImaging Accelerator (GXL) 2013, solução profissional para processamento de imagens. A nova versão permite aos usuários gerar modelos digitais de terreno a partir de grande quantidade de dados e de pares estereoscópicos, aplicar novas técnicas de edição 2,5D, além de melhorar a capacidade para trabalhar com ortorretificação.

+Info
www.pcigeomatics.com


Sirgas Tempo Real

O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas) anunciou o lançamento do projeto Sirgas Tempo Real e de um serviço cujo objetivo é publicar dados GNSS em tempo real usando o protocolo NTRIP. Por enquanto, os dados em tempo real são publicados de algumas estações permanentes, bem como de efemérides e correções, permitindo o desenvolvimento de projetos de posicionamento relativo ou Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), ambos em tempo real.

+Info
www.sirgas.org


Real-time Service (RTS)

O Serviço Internacional de GNSS (IGS em inglês) anunciou a disponibilização do Real-time Service (RTS), um serviço que oferece posicionamento e correção GNSS em tempo real. O IGS é uma rede internacional que oferece serviços, dados e produtos GNSS. Hoje, os serviços são oferecidos para os sistemas de navegação GPS e Glonass, e pretende-se incorporar outros sistemas no futuro, como Galileo e Beidou. O IGS coleta, arquiva e distribui dados com acurácia suficiente para várias aplicações e pesquisas.

O novo serviço anunciado pelo IGS estende a capacidade do sistema em oferecer Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) e aplicações correlatas em tempo real. O RTS é um serviço de correção de órbita e relógio que permite a sincronização do tempo e monitoramento de desastres em escala global. O serviço é baseado é uma infraestrutura global de estações, centros de dados e de análises, que fornecem o padrão global de produtos GNSS de alta precisão.

+Info
http://rts.igs.org


gvSIG 2.0

A Associação gvSIG anunciou que a versão final do software gvSIG 2.0 se encontra disponível. A principal novidade é a nova arquitetura, com novas fontes de dados, a fim de melhorar a confiabilidade, beneficiando tanto os usuários quanto desenvolvedores do software, além de oferecer mais facilidade de manutenção e estabilidade, por se tratar de uma versão oficial.

Segundo os desenvolvedores do software, os usuários devem levar em conta que estão efetivamente diante de um novo gvSIG, que deixou de lado algumas características da versão antiga, e que irá incorporar novos recursos através de atualizações.

+Info
www.gvsig.org


MAPublisher 9.2

A Avenza anunciou a mais recente versão de sua ferramenta para criação de mapas e produtos cartográficos a partir de dados GIS. O MAPublisher 9.2 para Adobe Illustrator apresenta, dentre outras novidades, opções de exportação simplificada, que torna o produto mais ágil para exportar visualizações de mapas e camadas.

+Info
www.avenza.com/mapublisher


VANT Orbis

A Santos Lab, fabricante de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) apresentou uma aeronave pioneira durante a LAAD Defence & Security, Feira Internacional de Defesa e Segurança que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro (RJ). O Orbis é o primeiro VANT no mundo a decolar na vertical e transicionar sem sofrer queda.

A aeronave, que é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 1,5 quilogramas, foi totalmente desenvolvida por brasileiros. Ela pode ser utilizada para o monitoramento de áreas urbanas, com muita utilidade em grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, além de poder servir de apoio para operações policiais e militares em áreas de conflito.

+Info
www.uav.com.br


Trimble RealWorks 8.0

A Trimble anunciou o software RealWorks 8.0. A nova versão conta com um novo motor de banco de dados 3D, opções para registro automatizado e maior capacidade de visualização e exploração web. As novas opções permitem que profissionais da área geoespacial possam processar rapidamente os dados de escaneamento a laser 3D e acelerar a entrega de projetos, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

+Info
www.trimble.com


Aplicativos móveis Esri

A Esri lançou dois novos aplicativos para monitorar operações diárias e simplificar a coleta de dados em campo. O primeiro se chama Operations Dashboard for ArcGIS e permite aos usuários monitorar, controlar e relatar suas operações diárias. Essa ferramenta permite que os usuários possam capturar e reportar informações espaciais e/ou tabulares diretamente do iPhone ou smartphone com Android em campo. Outro aplicativo é o Collector for ArcGIS, uma ferramenta que simplifica a coleta de dados no campo. Os dados podem ser gravados usando GPS ou apenas tocando no mapa. O aplicativo também fornece a capacidade de planejar rotas, gerar direções, capturar fotos e vídeos e integrar informações para uso em um GIS.

+Info
www.esri.com/software/arcgis/smartphones


ArcGIS Explorer Desktop

A Esri anunciou uma nova versão do ArcGIS Explorer Desktop, com novos recursos e melhorias, incluindo o compartilhamento de conteúdo via ArcGIS Online, exibição de informações tabulares e novas ferramentas de apresentação. O ArcGIS Explorer Desktop é um visualizador GIS gratuito, que permite a exploração e visualização de informações GIS. A nova versão conta ainda com opções para a criação de apresentações interativas, com animações, transições de slides cronometrados, sincronização de áudio e de marcação de apresentação. A partir desta versão, nenhuma instalação é necessária para trabalhar com o software.

+Info
www.esri.com/software/arcgis/explorer


SuperVeyor 2013

A Supergeo Technologies lançou o SuperVeyor 2013, uma aplicação de GIS móvel para coleta de dados em campo. O software foi projetado para oferecer soluções completas para dispositivos móveis com o sistema operacional Windows Mobile. O aplicativo permite que profissionais possam coletar, editar, medir e consultar dados espaciais para uma maior produtividade e agilidade em campo.

+Info
www.supergeotek.com/SuperVeyor


Portal de geo do ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o portal de geoprocessamento que reúne produtos como o Atlas da Biodiversidade Brasileira, ferramenta web em sistema de geoprocessamento (i3Geo) contendo informações sobre as espécies da fauna existentes nas 312 Unidades de Conservação federais geridas pela autarquia.

Junto com o Atlas está sendo disponibilizado também um banco de dados geográficos, reunido por meio de um mapa interativo com diversos dados espaciais de referência para visualização, processamento e download.

Outra ferramenta disponível é o Portal de Metadados Espaciais, que foi desenvolvido a partir do software livre Geonetwork e tem como objetivo apresentar os metadados dos dados espaciais fornecidos pelo ICMBio. Por meio do portal é possível pesquisar quais os dados produzidos pelo Instituto e o que eles representam, de que forma este dado foi adquirido e processado, bem como consultar informações sobre a sua disponibilização aos usuários.

+Info
www.icmbio.gov.br/portal/servicos/geoprocessamento