Renovando o compromisso com você

Em maio de 1998 foi lançada a revista InfoGEO número 1, marco zero da Espaço GEO, empresa que originou a MundoGEO. O lançamento foi em Curitiba (PR) no Museu de Imagem e do Som, do Governo do Estado do Paraná, e teve como grande atração a exposição Imagens da Terra. Nesta exposição mais de 50 imagens de satélite foram apresentadas ao longo de uma semana para profissionais do setor e a própria população da cidade visitar. Com o lançamento da revista, foi dado o primeiro passo na caminhada de conectar os profissionais e popularizar as geotecnologias, missão desde o início da MundoGEO.

Abaixo reproduzo um trecho do editorial da revista InfoGEO número 1, cujo titulo foi “Uma Nova Linguagem” . O texto apresenta a empresa responsável pela revista, descreve sua missão e introduz a revista InfoGEO como seu primeiro produto. Depois veio o portal MundoGEO, a revista InfoGNSS e, mais recentemente, a revista MundoGEO, o evento MundoGEO#Connect LatinAmerica, os webinar, TV, redes sociais, cursos online e outros canais.

“A Espaço GEO (antigo nome da MundoGEO) chega ao mercado em um momento particularmente diferente da realidade brasileira. Vivemos em todo o mundo uma mudança de paradigma. Passada a fase de empolgação e deslumbramento, chegamos ao ponto de mudança e adaptação em que qualquer novidade tecnológica chega. Afinal, como as geotecnologias irão decididamente influenciar a vida das pessoas comuns, proporcionando maior qualidade de vida?

Todos que estão e pretendem continuar no mercado têm que se adaptar a uma nova maneira de apresentar seus produtos, ideias e projetos, conhecendo e falando a linguagem que milhares de usuários finais entendem, incluindo neste grupo os tomadores de decisão.

A Espaço GEO definiu como missão divulgar as geotecnologias no Brasil, criando meios para a ampliação do mercado, circulação de ideias, atualização tecnológica e promoção de negócios, colocando o país em sintonia com o mundo. Não por acaso, nosso primeiro produto estratégico é a revista infoGEO. A proposta é levar a um público amplo, conceitos, novidades, lançamentos, aplicações e formas de integração das tecnologias de automação topográfica, cartografia digital, GIS, GPS e sensoriamento remoto, numa linguagem simples e direta, adaptando as tecnologias globais à realidade brasileira.

(…)

A equipe de trabalho conta com colaboradores de geotecnologias do Brasil e exterior, para abordar temas de pesquisa de ponta a aplicações usuais. Especialistas de comunicação dão apoio e visibilidade ao trabalho dos técnicos. Tudo isso para atender ao leitor, que poderá se informar desde os últimos lançamentos de satélites de sensoriamento remoto, novas técnicas de automação topográfica, até como usar um software com mapas obtidos pela Internet”.

Esta edição que você está lendo representa o início de um novo ciclo para a MundoGEO e, porque não dizer, do mercado em geral. Estamos vivendo um novo momento, pois presenciamos muitas mudanças nestes últimos 15 anos. Junto com o amadurecimento dos profissionais atuais, uma nova geração está assumindo seus postos de trabalho, com ferramentas e principalmente mentes antenadas em multiplataformas de coleta, processamento e integração de informações. Os conceitos de interoperabilidade, Big Data e disponibilização de dados pelas nuvens está revolucionando os negócios e ampliando as aplicações. Além da infinidade de plataformas de coleta de informações de campo, com sensores óticos, radar e laser a bordo de satélites, aviões, VANTs e estações terrestres.

Convidamos vocês, agrimensores, agrônomos, administradores, ambientalistas, analistas de negócios, biólogos, cartógrafos, geógrafos, geólogos, topógrafos e demais profissionais, a continuarem conectados conosco através de nossos diversos canais de comunicação. Renovamos nosso compromisso de sempre trazer a você, que faz parte da comunidade geoespacial, as principais tendências, novidades e opiniões de especialistas, para colaborar com sua atualização profissional e ampliar seu horizonte e sua rede de contatos. Esta missão da MundoGEO está no DNA da empresa desde sua fundação, em 1998.

Emerson Zanon GranemannEmerson Zanon Granemann

Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher do MundoGEO

emerson@mundogeo.com