Russia set to launch 4 Glonass satellites this year

A Rússia anunciou recentemente que planeja lançar mais satélites para seu sistema de navegação, o Glonass, até o final deste ano, afirmou o chefe da Agência de Defesa Aeroespacial russa.

“Três satélites Glonass já estão programados para serem lançados a bordo de um foguete em julho, e outro está previsto para ser lançado em dezembro, no centro espacial de Plesetsk”, disse o Major general Alexandre Golovko.

O lançamento mais recente de um satélite Glonass foi o Glonass-M, que ocorreu no dia 26 de abril, a bordo do foguete Soyuz 2-1b no centro espacial de Plesetsk.

O Glonass, que foi lançado oficialmente em 1993, é a resposta da Rússia ao Sistema de Posicionamento Global dos Estados Unidos, o GPS. Ele forcene dados de posicionamento em tempo real com uma precisão de um metro. O programa Glonass foi iniciado na década de 1970, mas passou por uma reformulação em 2001. Os 24 novos satélites que compõem o sistema foram colocados em órbita em 2010.

Fonte: RIA Novosti

Workshop Projeto Temático GNSS

Com entrada livre, o maior evento de geotecnologias da América Latina, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, já está com sua programação definida, e contará com a participação da FAPESP no evento, apresentando um projeto temático com o tema central GNSS.

Esse projeto envolve os pesquisadores que atuam na Geodésia, objetivando desenvolver algoritmos e metodologias para várias aplicações, entre elas aquelas factíveis de serem aplicadas na Agricultura de Precisão, Cartografia e Cadastro, Meteorologia e Monitoramento do Nível Médio dos Mares.

Saiba mais na página do Workshop Projeto Temática GNSS-SP, que será realizado no dia 20 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).