Objetivo é identificar talentos em tecnologia e promover a aproximação da indústria com a Universidade. Sucesu-SP prevê acordos com outros centros universitários

A Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo (Sucesu-SP), firmou uma parceria com a Microsoft e a Escola Politécnica da USP (Poli) para estimular a criatividade em software junto a universitários brasileiros. Como resultado, as três instituições acabam de lançar o Primeiro Desafio Universitário, um concurso de tecnologia, que começa com os estudantes da Poli, e poderá ser estendido para outras universidades.

O desafio busca, dentro da universidade, identificar jovens talentos que se destaquem na área de desenvolvimento de apps. O objetivo é que eles criem aplicativos para mobile, usando as novas ferramentas do Windows 8, com um tema, por exemplo,”Aplicações para os cidadãos durante a Copa 2014. (Inovação, Mobilidade, Sustentabilidade & Smart Cities)”.

Além  dos diversos prêmios que serão distribuidos, os participantes poderão ter a oportunidade de iniciar seu próprio negócio, conseguir novas oportunidades de estágio, e ainda se destacar no mercado corporativo de TI.

A competição é disposta em três fases. Na primeira, com prazo até o até dia 30 de junho, os alunos deverão se inscrever e enviar seus aplicativos para o Windows Store. Nesta fase, todos os alunos receberão um Certificado de participação da Microsoft, e aqueles de maior destaque poderão ganhar um Windows Phone da Nokia.

Na segunda fase, que vai de 1º de julho a 30 de setembro, os alunos poderão postar novos projetos, ou modificar aqueles já postados, enquanto uma comissão formada por professores,  especialistas e empresários da área, julgará cada projeto. A terceira fase será em 2014, e o vencedor da fase anterior, além do prêmio (em definição) será convidado a participar da Imagine Cup – a competição de tecnologia mundial da Microsoft para estudantes.

De acordo com Mirian Vasco, presidente da Sucesu-SP, existe uma carência de profissionais capacitados e qualificados na área de TI para atender as necessidades de negócio do mercado.

Ao mesmo tempo em que “surge” o profissional digital, que vai alavancar negócios exponencialmente, a velocidade exigida pelo mercado é inversamente proporcional à capacidade de formação de profissionais. Um dos expoentes dessa explosão digital, é o desenvolvimento de apps, que segue em ritmo acelerado.

“A Sucesu-SP está comprometida com a Carreira dos Jovens profissionais. Essa iniciativa cria um canal contínuo, formando um vínculo estreito entre universidade, fornecedores, empresários e governo. Além de fomentar a descoberta, o aprendizado e a experiência do uso da aplicação no mundo real para esses jovens universitários. Tivemos uma recepção acalorada dos professores da Poli e dos alunos, o que nos motiva e reforça nossa crença.”, comenta a executiva.