A China publicou recentemente as primeiras imagens tiradas pelo Gaofen-1, um recém-lançado satélite de observação terrestre de alta resolução.

Divulgadas pela Administração Nacional de Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional (SASTIND, na sigla em inglês), as 13 fotos são imagens de quatro cidades, incluindo Beijing, Shanghai, assim como Yinchuan no noroeste do país, e Datong no norte da China.

As imagens atingiram o nível internacional mais alto em termos de largura de observação, disse Hu Yafeng, funcionário da SASTIND, acrescentando que o Gaofen-1 aumentou significativamente a eficiência de observação terrestre, em comparação com outros satélites de sensoriamento remoto.

O satélite Gaofen-1 foi lançado em 26 de abril, transportado por um foguete portador Longa Marcha 2D, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

Desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, o Gaofen-1 é o primeiro dos cinco ou seis satélites a serem lançados no sistema de observação terrestre de alta resolução de 2011 a 2016.

O satélite também é o primeiro de sensoriamento remoto em órbita baixa projetado para uso de mais de cinco anos, instalado com duas câmaras de alta resolução pancromáticas (2m) e multiespectrais (8m), e quatro câmaras de grande ângulo de resolução de 16m.

O satélite será usado para correção geométrica, monitoramento de mudanças no uso de terra e desenvolvimento de recursos minerais, pesquisa e inspeção sobre desastre geológico, pesquisa sobre águas e qualidade do ar, pastagens e terras cultiváveis.

Fonte: CRI Online