Detecting aircraft in vicinity of EuropeO satélite lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA em inglês), Proba-V, tornou-se o primeiro a captar sinais de rastreamento de aeronaves, o que permite aviões de todo o mundo, serem rastreados em vôo a partir do espaço.

“Conseguimos provar que esses sinais, relativamente de baixa potência, de fato podem detectar a partir do espaço o tráfego aéreo, sem a necessidade de qualquer outro equipamento da aeronave esteja atualizado”, afirmou Toni Delovski, do Centro Aeroespacial Alemão, que vem supervisionando o experimento.

“Agora, queremos verificar quantas aeronaves podemos realmente observar na prática e quais os seus tipos. Esta pesquisa abre caminho para o monitoramento de aeronaves espaciais operacionais para o futuro”, completou.

Lançado no dia 7 de maio de 2013, o principal objetivo do satélite é mapear o crescimento da vegetação, cobrindo todo o mundo a cada dois dias. Porém, o minisatélite (menor que um metro cúbico), também funciona como um laboratório de pesquisa em miniatura, testando uma série de tecnologias promissoras no espaço.

Para mais informações, acesse a página da notícia (em inglês).

Fonte: Agência Espacial Europeia