Para conferir maior visibilidade às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) desenvolveu uma ferramenta 3D no software para produção de conteúdos educativos Unity, que mapeia os recursos disponíveis em cada unidade universitária.

A ideia partiu do professor Klaus Schlünzen Junior, coordenador do NEaD, e contou com a colaboração do analista sênior André Luís Rodrigues Ferreira, do analista de sistemas Ariel Tadami Siena Hirata e do designer gráfico Luciano Malheiro.

A interface apresenta o mapa do Estado de São Paulo e as cidades onde há campus da Unesp, contemplando a infraestrutura em 16 unidades. Estúdios de TV e rádio, sala de videoconferência, laboratórios multimídia, ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle e Teleduc), lousas eletrônicas, câmeras filmadoras e fotográficas, redes wireless, servidores de alta capacidade de processamento e armazenamento estão entre os recursos disponíveis.

De acordo com Klaus, a iniciativa trará benefícios aos docentes da universidade. “Muitas vezes, a capilaridade da Unesp, distribuída em todo o Estado de São Paulo, não nos permite ter uma dimensão dos nossos potenciais, das nossas forças e dos nossos recursos. O projeto de mapear as tecnologias fará com que tenhamos uma ideia dos relevantes investimentos da Unesp, além de permitir que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral identifiquem os recursos distribuídos em nossas unidades”, afirmou.

Os diretores dos campi e os coordenadores de Serviço Técnico de Informática (STI) colaboraram no processo de desenvolvimento do mapa.

Por enquanto, foram disponibilizadas as informações sobre as seguintes universidades: Faculdades de Odontologia, de Ciências Farmacêuticas e de Ciências e Letras (Araraquara); Campi Experimentais de Sorocaba e do Litoral; Faculdade de Ciências e Tecnologia (Presidente Prudente); Instituto de Física Teórica (São Paulo); Faculdades de Ciências Agrônomas, de Medicina e de Biociências (Botucatu); Faculdades de Medicina Veterinária e de Odontologia (Araçatuba); Faculdade de Filosofia e Ciências (Marília); Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Jaboticabal); Faculdade de Ciências (Bauru) e Faculdade de Ciências e Letras (Assis).

O mapa está disponível e pode ser acessado aqui.

Fonte: Agência Fapesp