Oferta permite à empresa atuar em todos os processos de Saneamento, desde captação, tratamento e distribuição da água até a coleta e tratamento de efluentes

As empresas de Saneamento têm investido cada vez mais no mapeamento e monitoração de suas redes de distribuição de água e de coleta de esgotos. Este conhecimento detalhado da localização, características e estados das redes é fundamental para detectar vazamentos, reduzir as perdas de água e otimizar o funcionamento de bombas, permitindo a redução do consumo de energia elétrica. Atenta a essa demanda, a Imagem – atuante no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) – está disponibilizando mais uma oferta para este setor, o ArcGIS para Saneamento.

Com a proposta de ajudar a gerenciar e manter o cadastro das redes de distribuição de água e coleta de esgoto sempre atualizado e com fácil acesso para toda a empresa, a nova tecnologia auxilia as empresas de Saneamento a controlar melhor as informações de suas redes. O ArcGIS para Saneamento atua como um editor que pode ser utilizado por técnicos de mapeamento e cadastro em uma concessionária de água, esgoto ou autoridade de um departamento de obras públicas. “Ele possibilita cadastrar informações sobre Rede de Água primária e secundária, localização dos dutos e ramais, características e tempo de vida de válvulas, etc.”, explica Leandro Moreira, Analista de Negócios da Imagem.

Segundo ele, mais do que oferecer uma base para cadastro, o ArcGIS para Saneamento oferecido pela Imagem é baseado na plataforma ArcGIS, da empresa líder mundial em GIS, Esri, e agrega inteligência ao processo proporcionando recursos como relatórios estatísticos que permitem identificar o ciclo em que a rede se encontra, e como está a manutenção dos equipamentos dessa rede. “É um mapa da rede com todas as suas particularidades, inteligência para extrair informações, agilizando e melhorando a acertividade da tomada de decisão. O cadastro é a base de todas as aplicações em saneamento. Se o cadastro de rede não estiver atualizado e completo, não existe informação para sustentar o processo de planejamento de expansão, nem para otimizar o processo de manutenção, nem para realizar simulações de modelagem hidráulica, o que acarreta uma série de ineficiências e trabalhos de campo desnecessários ou incorretos”, comenta.

Mesmo antes de lançar o ArcGIS para Saneamento, a Imagem já atuava em Saneamento oferecendo soluções GIS que integram sistemas corporativos a mapas dinâmicos que permitem mapear e monitorar as redes de distribuição de água e coleta de esgoto. Entre os benefícios da aplicação desta tecnologia para as empresas de Saneamento estão, entre outros, a redução das perdas de água, a forte redução do consumo de energia elétrica, a maior eficiência no controle dos serviços de manutenção de redes, gestão de recursos hídricos e facilitação do monitoramente da qualidade da água.

“A Imagem vem acumulando experiência em Saneamento ao longo dos anos, desenvolvendo projetos com grandes empresas do setor, entre os quais COPASA, SABESP, COMPESA, CESAN, CAESB e SANEPAR. Com esse know-how, temos hoje como atender de forma ampla as várias áreas dentro das empresas de Saneamento”, afirma Leandro.

Com a nova tecnologia, a Imagem espera ampliar os negócios da vertical Saneamento em mais de 20% até o final deste ano.