O governo da Argentina anunciou que o uso de equipamentos GPS agora é exigência em minas no país. Com o resgate de 33 após 69 dias presos na mina de San Jose, no Chile, Argentina e Chile assinaram um acordo tornando obrigatório o uso de GPS nos veículos que entram no canteiro das minas.

De acordo com a Secretaria de Minas da Argentina, o decreto aumentará a segurança e garantirá um ambiente melhor para os trabalhadores. Outra iniciativa para aumentar a segurança nas minas foi o Encontro Nacional para Segurança na Mineração, que teve a participação das principais autoridades da área.

Mais de 60 profissionais, peritos em segurança e prevenção acidentes na mineração e membros da brigada de resgate participaram deste encontro. De acordo com os palestrantes, 2009 foi o melhor ano para indústria mineradora em termos de segurança. Participaram do encontro dois trabalhadores chilenos dentro dos trinta e três resgatados na mina de San Jose.

Treinamento

Argentina está oferecendo cursos em várias disciplinas, incluindo uso de satélites para estudos do meio ambiente visando à sustentabilidade e desenvolvimento da região. Os cursos são oferecidos por instituições Argentinas e Japonesas, sob um acordo entre as agências Argentine Geological Mining Service e Japanese International Cooperation Agency.

Fonte: miningweekly.com