A QinetiQ e a Septentrio anunciaram uma nova solução para os satélites Galileo, utilizando sinais criptografados. Em 12 de março deste ano, funcionários da Agência Espacial Europeia (ESA em inglês) conseguiram a primeira solução de navegação utilizando apenas o sinal criptografado do Galileo (PRS em inglês), transmitido pelos quatro satélites em órbita, lançados em 2011 e 2012. A Septentrio e a QinetiQ desenvolveram um dos dois receptores PRS usados neste primeiro teste.

O primeiro posicionamento do sistema Galileo foi realizado utilizando um dispositivo Galileo PRS Test User Receiver (TUR-P) desenvolvido pelas empresas sob um contrato da Agência Espacial Europeia (ESA em inglês). O resultado foi de aproximadamente 10 metros, excelente por se tratar de um primeiro teste na implantação do sistema. O receptor continua a ser usado para a fase de validação em órbita do sistema.

Esta etapa de validação baseia-se em uma série de realizações anteriores da Septentrio e da QinetiQ, que incluem:

• Demonstração em laboratório do sinal PRS e monitoramento;
• Teste de compatibilidade entre os satélites Galileo e o receptor;
• Testes do sistema em terra e das instalações Galileo com os satélites e o receptor;
• Recepção com sucesso e processamento do sinal PRS do espaço.

Ambas as empresas estão orgulhosas pela contribuição para o sistema Galileo e afirmaram estar trabalhando em colaboração com Agência Espacial Europeia (ESA em inglês) e a Agencia Europeia de GNSS (GSA em inglês), desde 2003.

“Hoje, junto com nossos parceiros, nós damos outro passo decisivo para disponibilização comercial de receptores e a Septentrio está muito orgulhosa deste grande acontecimento para o programa Galileo”, afirmou Peter Grognard, fundador e CEO da Septentrio.

Sistemas GNSS no MundoGEO#Connect 2013

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), e contou com um painel sobre o Futuro dos Sistemas Globais de Posicionamento (GNSS), dentro da programação do Seminário MegaTendências.

“Gosto muito do evento e das publicações da MundoGEO, principalmente pelo trabalho realizado em conectar a comunidade latino-americana e global”, acomentou Peter Grougnard sobre sua participação no evento. “Neste evento nós vemos muitas negociações e parcerias, que não vemos frequentemente na Europa, e o Brasil, por razões geográficas e geofísicas, possui necessidades que também não são vistas na Europa. Estar aqui, para mim, significa fortalecer minha rede e começar novos contatos e relações de negócios”, conclui Grougnard.

Para conferir os materiais disponíveis, acesse a página do Seminário MegaTendências e clique nos links das palestras, disponíveis em formato PDF.  Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.