A Guarda Costeira Europeia terá uma nova ferramenta em sua luta contra o narcotráfico e contrabando. Trata-se um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) impresso por uma impressora 3D.

O Drone de pequeno porte, chamado 2Seas, tem 1,5 metros de comprimento, é movido a gás e representa a próxima geração da vigilância costeira. Projetado na Universidade de Southampton pelos engenheiros de aeronáutica Jim Scalan e Andy Keane, o Drone foi criado para localizar traficantes de drogas ao longo das costas do Reino Unido, Holanda, Bélgica e França.

Segundo a Guarda, o 2Seas é altamente eficiente, com capacidade de voar em missões durante 5 horas e consumir apenas sete litros de combustível, chegando a uma velocidade máxima de 100 Km/h. Embora seja projetado por uma impressora tridimensional, ele não é inteiramente original. A aeronave é baseada no primeiro Drone feito por uma impressora 3D no mundo, o Southampton University Laser Sintered Aircraft (SULSA).

Recentemente o 2Seas passou por uma série de testes, incluindo testes para suportar condições meteorológicas difíceis. Segundo os desenvolvedores, nos próximos meses o Drone vai passar por testes de transporte de cargas.

“Se todos os estudos ocorrerem bem, o Drone vai entrar em operação em 2015 ou até mesmo antes”, afirmou Jeff Scanlan.

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.