O livro Geoestatística: conceitos e aplicações, de Paulo Landim e Jorge Yamamoto, explica fundamentos e fórmulas desta ciência na geologia

O mercado de trabalho para geólogos tem crescido rapidamente e sofre com a carência de profissionais no setor. Com isso, amplia-se também a necessidade de profissionais nos campos de cartografia geológica, geotecnia, geologia de petróleo, hidrogeologia, geoquímica e geofísica. Para suprir uma das necessidades de aprendizado da área, o livro “Geoestatística: conceitos e aplicações“, dos professores Paulo Landim e Jorge Yamamoto, vem para elucidar o passo a passo das técnicas utilizadas em cada cálculo.

Livro sobre conceitos e aplicações da geoestatísticaA obra, publicada pela editora Oficina de Textos,  aborda desde os princípios básicos até conceitos que exigem maior aprofundamento e traz de modo didático as principais ferramentas para análise de dados aplicadas nas ciências da terra e ambientais, mostrando como diferenciar erros de incertezas neste importante processo.

Dividido em cinco capítulos, o livro trata do surgimento dessa área do conhecimento e oferece uma introdução aos principais conteúdos, como amostra e amostragem, fenômenos espaciais e variáveis aleatórias ou regionalizadas (1° capítulo) e, em seguida, parte para assuntos que exigem maior aprofundamento, como cálculo e modelagem de variogramas experimentais (2° capítulo) e estimativas e coestimativas geoestatísticas (3° e 4° capítulos, respectivamente).

O quinto e último capítulo da obra é totalmente voltado para a simulação estocástica e aborda tanto estes métodos de simulação como os métodos sequenciais, entre os quais são consideradas a simulação gaussiana sequencial e a simulação indicadora sequencial, para variáveis contínuas.

Os autores também disponibilizaram dois anexos para a melhor compreensão das fórmulas e resultados: um com fundamentos matemáticos e estatísticos e outro com arquivos de dados. Para completar o caráter instrutivo do livro, os capítulos são repletos de figuras que exemplificam os conceitos vistos durante a leitura e, ao final de cada um, são dispostos diagramas que funcionam como um resumo para esses cálculos.

Geoestatística e Ciências Agrárias

Em abril de 2013 a MundoGEO realizou, em parceria com a equipe organizadora do III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (III SGeA) e com o professor Paulo Landim, um dos autores do livro, um seminário online sobre Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Reunindo 1085 pessoas, o webinar foi o segundo maior em número de participantes de todos os webinars já promovidos pela MundoGEO.

“Para mim, a experiência de participar do Webinar MundoGEO foi enriquecedora. Nunca havia participando deste tipo de seminário, apenas em cursos por video-conferência, e o resultado foi estimulante. Como professor, consegui apresentar para um número significativo de pessoas uma introdução à geoestatística, e esse é o sonho de qualquer educador: que haja um grande número de interessados na sua área de atuação”, afirmou o professor Paulo Landim.

Para acessar os materiais deste e também de outros seminários online, acesse a página de Webinars MundoGEO.