A 19ª edição do evento irá acontecer de 8 a 10 de outubro de 2013 na cidade de Essen, Alemanha.

A cooperação entre o Ministério Federal do Interior da Alemanha e o Centro de Informação de Crises baseada em Satélites, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR em inglês), indica o importante papel dos dados geográficos na prevenção e luta contra as catástrofes naturais. Esta cooperação visa proporcionar, a equipes de resgate, mapas atualizados por satélite.

“Durante as recentes inundações na Alemanha, o Centro de Informação de Crises baseada em Satélites cria mais de 50 mapas por satélite e os disponibiliza para as equipes de combate a incidentes, centros de comando, organizações de auxílios nacionais e locais. Isto mostra a importância da detecção de informações remotas baseadas em situações de crise”, afirmou o professor Günter Strunz, Chefe do Departamento no Centro Aeroespacial Alemão (DLR em inglês) sobre a Conferência Intergeo deste ano.

Gestão eficaz

Proteção contra desastres naturais é considerada uma das mais importantes áreas de aplicações de dados geográficos, tanto em nível nacional como internacional. O Tsunami no Oceano Índico, em 2004, e os terremotos devastadores no Haiti em 2010 e no Japão em 2011, foram monitorados por dados geográficos fornecidos por satélites. Estes dados ajudaram nos serviços de resgates, coordenando rapidamente o local.

Quando ocorre uma catástrofe é importante, em primeiro lugar, identificar a localização exata do incidente e das pessoas afetadas. O acesso rápido a imagens dessas áreas permite uma análise ágil dos dados, o que é essencial para as esquipes de gestão de incidentes.

Prevenção através da simulação

Em longo prazo, no entanto, dados geográficos fazem mais do que apenas oferecer uma base confiável de dados para avaliar pontos de risco. Para as áreas afetadas por enchentes, por exemplo, informações sobre a propagação de inundação é de extrema importância. Os dados coletados pelo satélite ou por levantamentos aéreos criam modelos tridimensionais com o objetivo de simular enchentes. Essas informações obtidas fornecem pontos de referência importantes em caso de crise.

“Os principais fornecedores mundiais de serviços de geoinformação, cuja tecnologia desempenha um papel importante na prevençao e gestão de desastres estão reunidos mais uma vez na Intergeo, principal feira global para a geodésia, geoinformação e gestão territorial que ocorrerá em Essen”, afirmou Olaf Freier, Diretor da Hinte GmbH, que está promovendo o Intergeo em nome da DVW.

Sobre o Intergeo

O Intergeo é o maior evento do mundo sobre geoinformação, geodésia e gestão territorial. Um total de 16 mil visitantes de 80 países participaram da versão mais recente do evento, para saber mais sobre as inovações da indústria, promovidas por 525 empresas de 32 países.

A German Society for Geodesy, Geoinformation and Land Management (DVW e.V.) promove o Intergeo. A 19ª edição do Intergeo irá acontecer de 8 a 10 de outubro de 2013 na cidade de Essen, Alemanha.