Profissionais estão capacitados para alçar voos cada vez mais altos

Desde no século XIX, com a necessidade de desbravar o território brasileiro, o Geógrafo era um profissional demandado para a apresentação da realidade através de mapas. Atualmente, vive-se um momento fascinante, pois com o mundo globalizado imbricado de novas tecnologias e saberes nas esferas social, econômica e ambiental, o geógrafo é convocado a participar de múltiplos campos do conhecimento e consequentemente do mercado de trabalho.

Na Bahia, o profissional tem atendido com êxito o desafio de atuar nas áreas de meio ambiente, planejamento urbano, energia, petróleo e gás, educação, segurança pública, saúde, dentre outras. Empresas tanto públicas quanto do setor privado, acompanhando a tendência mundial, têm aberto cada vez mais vagas para Geógrafos, graças a uma das especificidades inerentes a sua formação, o que lhe permite transitar por muitos setores do saber, atuando em equipes multidisciplinares, acompanhando o desenvolvimento das atividades destas empresas em todas as suas fases e projetos, tais como: concepção, gerenciamento de equipes de campo, estudos de alternativas locacionais, viabilidade ambiental, certificações, impactos na vizinhança, percepção do cenário político/econômico vigente, produção de documentos cartográficos, entre outras.

Empresas que antes não tinham a participação dos Geógrafos em seus negócios apontam que a inserção destes em suas equipes trouxe avanços, pois este profissional possui, na sua essência, uma capacidade de análise interdisciplinar, facilitando o diálogo entre os membros do grupo. Além disso, o acesso às informações geoespaciais, acompanhado de inovações tecnológicas (GPS, Google Earth, imagens de satélite, etc.) e seu olhar crítico no desenvolvimento dos projetos da empresa, muito contribuem nas tomadas de decisões.

Assim, percebemos que a tendência do profissional Geógrafo, na atualidade, é ir além das fronteiras da sala de aula que, no Brasil, tanto caracterizou esta profissão nas últimas décadas. O “novo” Geógrafo está preparado para alçar voos cada vez maiores, conquistando e reinventando novos espaços nos diversos setores
da sociedade.

Geovana Freitas Paim

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA. Especialista em Geotecnologias pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia. Mestra em Ciências Ambientais. Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente UEFS/BA. Analista de Geoprocessamento na Gerência de Geodésia da Petrobras/BA (através de contrato com a empresa Fototerra)

Luciana Santiago Rocha

Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Geotecnologias pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, Mestra em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia. Analista de Geoprocessamento na Gerência de Geodésia da Petrobras/BA (através de contrato com a empresa Fototerra)

lurocha.geo@hotmail.com