MundoGEO dá sequência à série de pesquisas sobre o mercado de geotecnologia

No início de 2012 a revista MundoGEO iniciou uma série de pesquisas de mercado com o objetivo de mapear o setor de geomática e soluções geoespaciais. Já foram abordados o sensoriamento remoto, Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS), estações totais, Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), e nesta edição o tema são os equipamentos para escaneamento a laser terrestre.

Dentre os participantes da pesquisa, dois terços já conheciam bem a tecnologia e, do total, 23% indicou que já está utilizando laser scanner terrestre no seu dia-a-dia. Veja abaixo um extrato dos resultados.

Segundo o participante Fabio de Novaes Filho, o que restringe o uso de tecnologias mais sofisticadas em nosso país é a escala. “Menos pessoas treinadas se traduz em um network tecnológico pobre, onde sempre temos que recorrer ao exterior para informações e técnicas mais sofisticadas”, afirmou. Já de acordo com Rubens Bea Bustos: “esperamos que a tecnologia scanner laser venha a ser mais produtiva para levantamentos topográficos desde o ponto de vista do alcance médio e tempo de medição”. Perguntados se o mercado de laser scanner terrestre no Brasil é promissor, 81% responderam que sim e indicaram as áreas mais atraentes: rodovias/ferrovias, mineração, arquitetura, indústria, óleo&gás, florestal, forense, entre outras.