• O Grupo Merrick & Company adquiriu o VANT RQ-84Z Areohawk para mapeamento no México

• A Força Aérea Brasileira (FAB) usou dois VANTs Hermes 450 para monitorar os peregrinos e fazer a segurança do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro

• O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil realizou, em Curitiba, testes com um VANT que poderá ser utilizado em ações de fiscalização

• A Comissão Europeia publicou um relatório para apoiar o desenvolvimento de Drones no continente, reconhecendo o potencial que o setor pode trazer para a economia e para os cidadãos

• O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) apresentou um projeto para a utilização de um VANT como apoio ao processo de regularização fundiária na Bahia

• A polícia do Rio Grande do Sul utilizou um o micro VANT SD6 Spyder XL, desenvolvido pela SkyDrones, para prender suspeitos de tráfico de drogas em Porto Alegre e região metropolitana


Autraliano inventa Drone descartável

A equipe de desenvolvimento robótico da Universidade de Queensland, na Austrália, anunciou a criação do primeiro protótipo de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) feito a partir de celulose. Desenvolvido pelo Dr. Paul Pounds, o mini-drone foi criado através da impressão de placas de circuitos diretamente em uma folha de papel. Segundo o pesquisador, o uso deste material para a fabricação significa que o drone será biodegradável, leve, aerodinâmico, além de apresentar custo muito baixo para ser produzido.

Segundo informações do pesquisador, quando lançados a partir de balões de altitude, os VANTs de papel são capazes de navegar com o vento e podem ser guiados para pousar em qualquer lugar sem nenhuma fonte de energia adicional.


Europa usa Drone produzido por impressora 3D

A Guarda Costeira Europeia conta com uma nova ferramenta em sua luta contra o narcotráfico e contrabando. Trata-se um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) impresso por uma impressora 3D. O Drone de pequeno porte, chamado 2Seas, tem 1,5 metro de comprimento. Projetado na Universidade de Southampton, a aeronave foi criada para localizar traficantes de drogas ao longo das costas do Reino Unido, Holanda, Bélgica e França.

Segundo a Guarda Costeira, o 2Seas é altamente eficiente, com capacidade de voar em missões durante cinco horas e consumir apenas sete litros de combustível, chegando a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora. Embora seja projetado por uma impressora tridimensional, ele não é inteiramente original. A aeronave é baseada no primeiro Drone feito por uma impressora 3D no mundo, o Southampton University Laser Sintered Aircraft.


Audiência pública discute regulamentação

Foi realizada em junho uma audiência pública sobre regulamentação dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para uso civil, comercial e militar, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado Federal (CRE). A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da audiência pública, bem como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal e Comitê de fabricantes de VANTs da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde).

FAB e Anac vêm trabalhando na regulamentação do uso militar e civil dos VANTs. Representantes dos dois órgãos afirmaram que grupos técnicos dedicam-se à construção das normas e que regras iniciais já começam a ser adotadas. Para 2014 está prevista a publicação de um manual sobre o uso do equipamento, e um cronograma de ações foi definido até 2018, com a questão da segurança como prioridade.


VANT Gaivotão

A Albatroz Aerodesign, desenvolvedora de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (Sis VANTs) de baixo custo, lançou durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 o Gaivotão, uma aeronave desenvolvida especialmente para serviços de aerofotogrametria. Com sistemas duplicados e independentes, o controle de voo pode ser feito de duas maneiras: completamente autônomo ou remotamente pilotado. Segundo a Albatroz, o VANT pode ser modificado para receber câmeras e sensores de maiores dimensões.

+Info
www.albatrozaerodesign.com.br


Sistema laser de batimetria em VANT

A Riegl Laser Measurement Systems, empresa desenvolvedora de equipamentos e soluções laser, juntamente com a Applanix Corporation, empresa de produtos e soluções para mapeamento móvel, anunciaram que o AP50, um sistema GNSS inercial da Applanix, foi integrado com sucesso ao VQ-820-GU, um sistema batimétrico de laser scanner aerotransportado da Riegl. A tecnologia foi embarcada num Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Schiebel Camcopter S-100. O sistema VQ-820-GU da Riegl foi projetado especificamente para o levantamento de fundos marinhos, sendo adequado também para levantamentos hidrográficos e aerogeofísicos. A bordo do VANT o sistema é o único capaz de fazer levantamentos específicos e gerar dados de áreas que podem ser perigosas para aviões pilotados ou patrulhas terrestres.


Anac concede primeiro certificado para VANT privado e civil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu, no dia 29 de maio, o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) para um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para empresa privada no Brasil. Com isso, a XMobots, responsável pelo desenvolvimento do VANT Nauru 500, passa a ser a única empresa privada do país autorizada pela Anac a fazer voos experimentais voltados à pesquisa e desenvolvimento com VANTs.

“Esse é o primeiro passo que uma empresa fabricante de VANTs precisa dar para atingir o objetivo de operar comercialmente os aviões. Com esse Cave de Pesquisa e Desenvolvimento, nosso objetivo é continuar aprimorando o equipamento e, ao mesmo tempo, demonstrar para a Anac o seu nível de confiabilidade”, explica o diretor da empresa, o engenheiro Fábio Henrique de Assis.

O primeiro VANT civil de uma empresa brasileira apto a voar no país começou a ser desenvolvido pela XMobots no início de 2012. Para conseguir a certificação, a empresa desenvolveu para o Nauru um sistema que, caso o avião perca a conexão com o piloto em terra, a aeronave retorna e pousa sozinha em um ponto previamente determinado. Além disso, o VANT possui um paraquedas acoplado.


XMobots lança VANT automático

A XMobots, empresa com sede em São Carlos (SP), lançou no mercado seu primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) com decolagem e aterrissagem automáticas. O Echar foi apresentado na feira do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, durante os dias 18 a 20 de junho, em São Paulo (SP). A aeronave é capaz e mapear e realizar a vigilância de áreas médias (até 3 mil hectares). Segundo o diretor da XMobots, o engenheiro mecatrônico Giovani Amianti, para obter a qualidade máxima e fazer do Echar um VANT pouco propenso a falhas, a empresa investiu na utilização de componentes aeronáuticos e outras tecnologias ainda não usadas nos drones nacionais.

“O mercado passou a entender que VANT não é um aeromodelo, não é um brinquedo. O Echar é um equipamento inovador em vários sentidos, a começar por ser o primeiro veículo aéreo não tripulado com tecnologia nacional totalmente automático, da decolagem à aterrissagem, com preço competitivo se comparado aos concorrentes internacionais e alta confiabilidade em relação ao mercado interno”, afirma o diretor.

+Info
www.xmobots.com.br


DNPM obtém certificação para VANT

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) obteve, no dia 29 de julho, o certificado de Aeronavegabilidade para Voo Experimental (Cave) para o micro VANT que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O equipamento é o segundo VANT civil a obter o Cave no Brasil. Além do VANT do DNPM e da empresa XMobots, estão autorizados a voar no Brasil somente o VANT da Polícia Federal, que possui autorização especial de voo, e os VANTs de uso militar.

De acordo com o Departamento, vários testes foram realizados até que se chegasse ao modelo certificado. Além de testes em campo, o projeto envolveu o desenvolvimento de metodologias para processamento dos vídeos e fotografias resultantes dos voos e o treinamento de pilotos, considerado um dos pontos mais críticos do projeto. O DNPM é o primeiro órgão da administração pública a obter o Cave.