No dia 18 de julho, a Embrapa Gestão Territorial realizou o I Seminário sobre Gestão Territorial para a Sustentabilidade da Agricultura.

O evento teve como objetivo promover a discussão sobre a sustentabilidade na agricultura e suas interfaces com a gestão territorial, além de possibilitar a troca de informações tecnológicas e conhecimentos entre os participantes envolvidos.

O seminário ocorreu na sala de reuniões e eventos do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), localizado em Campinas, e reuniu pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, do Instituto Biológico, funcionários do GSI, estudantes, bolsistas e empregados da unidade.

O objetivo do evento foi promover a discussão sobre a sustentabilidade na agricultura e suas interfaces com a gestão territorial

Alfredo José Barreto Luiz, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, apresentou uma das palestras, sob o título “Exemplos de abordagem da dinâmica espaço-temporal das atividades agrícolas”, onde pode apresentar a metodologia desenvolvida em seu doutorado. Segundo o pesquisador, a utilização da amostragem, técnica oriunda da área de Estatística, pode otimizar o trabalho da gestão territorial, sendo uma aliada em situações comuns, as quais dificultam a execução de trabalhos geoespaciais. Ele explica que o uso integrado de técnicas de estatísticas e análises espacias produzem melhores resultados e que, no caso específico da amostragem, é possível acompanhar, precisamente, o uso das terras, pois a coleta de informações, seja por meio de dados gerados por órgãos oficiais, ou a coleta in locu (mais trabalhosa, porém mais certeira), garante um ganho temporal em relação às interpretações de imagens registradas por satélite.

Outra palestra apresentada foi “Estimativa da água cinza de pesticidas da pegada hídrica de cultivos agrícola”, do pesquisador Lourival Costa Paraíba, também da Embrapa Meio Ambiente. O trabalho desenvolvido por Lourival, em coautoria com outros pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), foi premiado em primeiro lugar na categoria Profissional no XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia – Ecotox 2012, realizado em setembro de 2012 em Porto de Galinhas, Pernambuco. Lourival explicou que a água cinza é um componente da pegada hídrica e que, grosso modo, expressa o volume total de água necessário para diluir a carga de agrotóxicos usados em uma atividade agrícola, em uma determinada região.

O I Seminário “Gestão Territorial para a sustentabilidade da Agricultura” , dá início a uma série de ações que buscam ampliar a rede de parceiros da Embrapa Gestão Territorial e, também, prospectar demandas relacionadas ao gerenciamento territorial.

Fonte: Embrapa Gestão Territorial


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.