O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) obteve, na última segunda-feira (29/7), o certificado de Aeronavegabilidade para Voo Experimental (CAVE)  para o Micro Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).  O equipamento é  o segundo VANT civil a obter o CAVE. Além dos VANTs do DNPM e da empresa XMobots, estão autorizados a voar no Brasil somente o VANT da Polícia Federal, que possui autorização especial de voo, e os VANTs de uso militar.

A obtenção do CAVE representa um importante passo para o Projeto VANT, que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2011. Vários testes foram realizados até que se chegasse ao modelo certificado. Além de testes em campo, o projeto envolveu o desenvolvimento de metodologias para processamento dos vídeos e fotografias resultantes dos voos e o treinamento de pilotos, considerado um dos pontos mais críticos do projeto.

De acordo com a geóloga Cristina Bicho, coordenadora de Ordenamento  da Extração Mineral do  DNPM, o projeto  é pioneiro em vários de aspectos.  “Atualmente, na maioria dos projetos de VANT, que existem no Brasil, as aeronaves são operadas pelos próprios fabricantes, que contam com pilotos dedicados aos projetos e dominam todo o processo de fabricação da aeronave.  Além de ser o primeiro órgão da administração pública a obter o CAVE, o DNPM se destaca pelo fato de atuar com uma equipe própria de fiscais, que foi treinada pela UnB e que não possuía nenhum conhecimento prévio em aeronáutica /aeromodelismo”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora do projeto, o conceito do projeto esteve focado no desenvolvimento de um VANT simples e eficiente, com baixo custo de aquisição e manutenção. O equipamento desenvolvido pela UnB atende aos requisitos da fiscalização, dentre os quais elencamos o tamanho reduzido para pouso em locais remotos e com substrato rochoso; possibilidade de carregar a base e o aeromodelo em carro de passeio, para os casos onde a fiscalização exigir o flagrante; custo de aquisição baixo; facilidade para manutenção e; motorização elétrica que, por permitir a recarga das baterias nos carros, possibilita a realização de voos durante o dia todo.

Para Cristina, atualmente os desafios do DNPM para a fiscalização com o VANT estão relacionados à operacionalização em campo, muito mais do que ao equipamento propriamente dito.  “Nisso inclui-se a  necessidade de softwares rápidos e de baixo custo para processamento dos dados no campo;  a estruturação de uma base de dados, uma vez que o volume de informações geradas é muito grande; agilidade para percorrer grandes áreas em curto espaço de tempo, visando viabilizar flagrantes; dentre outros aspectos inerentes à atividade de fiscalização”, ressaltou.

Cristina disse ainda que, para vencer estes desafios, a equipe do VANT está buscando viabilizar convênios e acordos de cooperação com institutos de pesquisa, universidades e demais parceiros da administração pública.

“Os testes realizados demonstraram a grande utilidade do VANT nas atividades de fiscalização. A ferramenta tende a ser rapidamente incorporada nas ações de rotina do DNPM, tão logo a fase de testes seja concluída”, afirmou Cristina Bicho, coordenadora do projeto.

Fonte: DNPM

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.