A Esri anunciou recentemente novas atualizações para o ArcGIS Online. Segundo a companhia, essas atualizações incluem diversas melhorias na utilização do website, na criação de mapas web, análise de dados, desenvolvimento de aplicações e administração de organizações.

Usabilidade e design do website

O ArcGIS Online sofreu diversas mudanças no design, baseadas em testes de utilização e nos comentários dos utilizadores, de modo a melhorar a sua usabilidade. O website foi atualizado e tem uma nova página de entrada, que inclui mais informações acerca das funcionalidades da plataforma, e um novo visual mais simples e uniforme.

A intenção é melhorar a atratividade e as possibilidades de utilização do website. Por exemplo, “O Meu Conteúdo” permite agora que mais facilmente sejam filtrados os conteúdos exibidos, tais como mapas web ou apenas camadas de um tipo específico como elementos ou mosaicos. Também foram adicionadas acções de clique único como “Adicionar ao Mapa” ou “Adicionar a Novo Mapa”.

Visualizador de Mapas

Foram introduzidas diversas melhorias às ferramentas de análise, sendo agora mais fácil calcular direções e efetuar pesquisas de locais. Também é possível adicionar a rota ao mapa como uma camada, bem como aceder às novas ferramentas de análise online através do visualizador de mapas.

Aplicações Web

O CityEngine Web Viewer foi atualizado e inclui uma série de novas funcionalidades que pode ficar a conhecer melhor em Utilizar o CityEngine Web Viewer. Foram também adicionados novos Templates a todas as contas do ArcGIS Online, como o Map Tour e o Swipe Story Map.

Aplicações ArcGIS

A versão 2.1 do Esri Maps for Office inclui análise estatística de hot spots/cold spots, acesso a novas coleções de dados, a capacidade de selecionar variáveis para enriquecimento de dados e novas opções de infographics. Com a versão 10.1.2, o ArcGIS for Windows Phone inclui agora suporte para o Windows Phone 8, novos cenários de segurança e está também disponível em Português PT.

Ferramentas e camadas do ArcGIS prontas a utilizar

O ArcGIS inclui uma série de novas ferramentas e camadas prontas a utilizar. Muitas delas foram também atualizadas, como é o caso dos mapas base, da qualidade dos serviços de geocoding e da cobertura dos serviços de routing.

Administração de Organizações

Os Logins Empresariais são agora uma funcionalidade do ArcGIS Online que permite aos Administradores de uma Subscrição para Organizações convidarem contas que possuem um login empresarial para a conta da Organização.

A página de Estado da Organização também foi aperfeiçoada de modo a melhor reportar a utilização dos serviços e o consumo de créditos.

A página de Estado da Subscrição da Organização está agora dividida em quatro partes: Armazenamento; Análise – Utilização; Conteúdo Premium – Utilização; e Conteúdos Publicados – Utilização. Além disso, os administradores da Conta da Organização podem activar a opção de utilizar apenas expressões SQL padrão em serviços de funcionalidades alojados.