Seis cidades dos EUA estão na mira da AGX Tecnologia para a instalação da primeira filial fora do Brasil de uma empresa 100% nacional do setor de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). No último mês de junho o próprio diretor-presidente da AGX, Adriano Kancelkis, esteve pessoalmente visitando cidades nos estados de Indiana, Michigan, Massachusetts, Geórgia, Illinois e Nova Iorque.

Vant ARARA, da AGX Tecnologia, o pioneiro no Brasil em voo de Vant (avião-robô) de asa fixa (crédito: divulgação)
VANT ARARA, da AGX Tecnologia, o pioneiro no Brasil em voo de VANT de asa fixa (crédito: divulgação)

Sediada no polo tecnológico e aeronáutico de São Carlos (230 km de São Paulo), a AGX, criada em 2002, avança para o gigantesco mercado norte-americano com foco de atuação na área agrícola, mais precisamente no segmento de agricultura de precisão. “Temos recebido delegações de países como os EUA, Austrália, Índia e China, entre outros, que vem conhecer nosso trabalho e nossa tecnologia na produção de aviões-robôs e no processamento de imagens através de sensoriamento aéreo. Nenhum deles possui a metodologia de processamento e análise que nós temos desenvolvido e aplicado em algumas áreas do mercado civil no que se refere ao trabalho com VANTs e imagens, principalmente nos setores do agribusiness e ambiental”, explica Kancelkis.

A expertise, o pioneirismo e reconhecimento no mercado nacional, além da confiança dos equipamentos que produz – como pilotos automáticos, já permitiu à empresa do interior paulista comercializar seus produtos dentro e fora do Brasil.

O interesse no mercado agrícola dos EUA se dá principalmente pelo potencial no meio-oeste americano, onde a AGX pretende atuar junto às demandas em culturas de grãos como milho, soja e sorgo além do trigo e algodão. “Um dos atrativos para nós é a facilidade de acesso à pesquisa tecnológica nos EUA. E, claro, nossa experiência de 11 anos no Brasil também nos credencia a essa empreitada”, destaca o diretor-presidente da empresa.

Segundo ele, numa primeira etapa será investido US$ 1,5 milhão e, para tanto, está prevista a contratação de profissionais nos EUA como também a empresa remanejar parte de sua equipe de São Carlos para o local a ser escolhido, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias. “No momento estamos entrando com os pedidos de licenças de voo dos nossos VANTs na FAA [entidade do governo dos EUA que regulamenta a aviação civil naquele país]”, encerra Kancelkis.

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.