A Phoenix Aerial Systems, empresa desenvolvedora de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones), desenvolveu a menor e mais leve plataforma VANT com tecnologia Lidar. Com peso inferior a 10 quilos, a nova plataforma Lidar Phoenix AL-2 combina tecnologia avançada de VANT, Lidar e GNSS em uma solução de micro-mapemento segura e precisa, segundo a empresa.

O VANT, desenvolvido com a tecnologia Velodyne HDL-32E sensor, chega a gerar até 700 mil pontos por segundo. Além disso, oferece um real-time de nuvem de pontos 3D em alta definição, para que usuários realizem mapeamentos em áreas de difícil acesso.

Segundo a empresa, o Phoenix AL-2 estará disponível comercialmente no quarto trimestre de 2013. Confira abaixo o vídeo publicado pela Phoenix Aerial Systems:

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.