Trazendo a análise de 22 professores-pesquisadores sobre os temas que apresenta, está sendo lançada hoje (15/8), com um evento em Salvador (BA), a edição 2013 do livro Brasil em números/Brazil in figures, publicação anual bilíngue do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ilustrada, neste ano, com imagens de obras de arte do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), parceiro do IBGE no trabalho.

O livro, de 392 páginas, reúne informações sobre o território nacional, características demográficas e socioeconômicas da população, Contas Nacionais, atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços, finanças, comércio exterior, ciência e tecnologia e estatísticas básicas do governo. Inclui dados comparativos do Brasil com outros países e, pela primeira vez, dedica um capítulo ao tema do meio ambiente.

São, ao todo, 23 temas desenvolvidos a partir das informações mais recentes das estatísticas do IBGE e, em alguns setores, também de fontes externas, a exemplo dos Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Previdência Social, Saúde e Turismo, além da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Banco Central do Brasil, Tribunal Superior Eleitoral e Agência Nacional de Aviação Civil.

Os dados do IBGE são oriundos das seguintes pesquisas: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pesquisa Industrial Mensal, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (INPC-IPCA), Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, Pesquisa Anual de Comércio, Contas Regionais do Brasil e Sistema de Contas Nacionais. O conjunto de dados está distribuído por 87 tabelas e 61 gráficos, mais alguns mapas e um quadro.

O lançamento de Brasil em números/Brazil em figures (volume 21) acontece no Palácio da Aclamação, construção histórica tombada pelo Instituto de Patrimônio Artístico-Cultural da Bahia, no Campo Grande, no centro de Salvador (Av. Sete de Setembro, 1330), a partir das 18h30. A apresentação do trabalho pelo IBGE será precedida pela exposição de alguns autores da análise crítica dos temas abordados: Prof. Dr. Moacir Tinoco, da Universidade Católica da Bahia, Profa. Dra. Cláudia Sá de Andrade e Prof. Dr. Washington José de Souza Filho, ambos da Universidade Federal da Bahia.

A publicação pode ser acessada pelo link http://biblioteca.ibge.gov.br/d_detalhes.php?id=72

O livro também pode ser adquirido na Loja Virtual do IBGE.

Fonte: IBGE