Foi lançado no dia 14 de julho, em São José (SC), o programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina. No evento, os prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) receberam os produtos em um disco rígido com os Dados Geoespacias de Referência que reproduz a informação de cada metro quadrado dos municípios catarinenses. “Trata-se de um poderoso instrumento de gestão pública, é um projeto único no país, considerando o detalhamento e precisão da altimetria e o nível de detalhamento dos recursos hídricos para todo o Estado”, revela o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Os dados do Levantamento Aerofotogramétrico foram entregues pelo governador Raimundo Colombo na manhã de sexta-feira (9/8) aos prefeitos dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Segundo o governador Raimundo Colombo, “a tecnologia, como estes dados geoespaciais, garante mais eficiência aos gestores públicos”. O Levantamento Aerofotogramétrico é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). A entrega ocorreu durante a cerimônia de transferência da Capital para São Francisco do Sul. Raimundo Colombo destacou o uso dos dados para o planejamento das cidades catarinenses. “Planejamento é essencial. É o principal instrumento do setor público porque melhora todos os aspectos da gestão pública e nos traz ganhos extraordinários”, avaliou.

Discos rígidos contendo dados do levantamento aerofotogramétrico do Estado estão sendo entregues a várias regiões de Santa Catarina. Composto por mais de 70 mil Aerofotos Digitais de alta resolução, o programa foi iniciado em 2008 na Secretaria, mas ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de democratização e disponibilização de informações espaciais a toda a sociedade catarinense. Segundo a SDS, até 10 de  agosto 219 municípios já haviam recebido os dados geoespaciais.

Municípios catarinenses recebem levantamento aerofotogramétricoO Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente 12 milhões de reais, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades. O ultimo Aerolevantamento completo adquirido pelo estado é da década de 70.

“Hoje o município tem se planejar e mapear as áreas de risco. Parabenizo esta iniciativa porque municípios pequenos não têm condições de buscar uma ferramenta como esta, por ser cara”, declarou o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, agradecendo ao Governo do Estado por disponibilizar este material gratuitamente. Representando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Silvio Dreveck destacou a utilização do Levantamento para uma gestão mais eficiente.

Para o presidente da Granfpolis e prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, o material está sendo disponibilizado em um momento muito importante para o município. “Estamos definindo o novo Plano Diretor e esta ferramenta será fundamental, pois os usos são múltiplos”, expôs. Segundo ele, o último levantamento feito em Florianópolis foi há 15 anos e hoje a cidade conta com 80 mil moradores a mais que na época.

A apresentação do material, em Florianópolis, foi feita pelo engenheiro cartógrafo, Thobias Furlanetti, que mostrou como o trabalho foi realizado. No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. Trata-se de um sistema aerofotogramétrico e não uma câmera, uma vez que a elas são acopladas computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e atitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos. “Como as tomadas pelos aviões possuem inúmeras distorções, foi realizado o processamento das imagens e ortorretificação para que as imagens fossem corrigidas e representem a realidade”, explicou o engenheiro sobre as ortofotos.

“Elaboramos em 2008 um projeto para aquisição de dados geoespaciais de referência na escala de 1:10.000 para a área completa do estado e suas ilhas costeiras, por conta da demanda de execução das Políticas Públicas Estaduais e Municipais, mais precisamente em vista da necessidade de informação geoespacial para a execução de Planos Diretores Municipais, Planos de Bacias Hidrográficas, Planos de combate aos Desastres Naturais, Políticas ambientais, Planos Ambientais Integrados, Plano Estadual de recursos Hídricos, Planos de territorialidade para Saúde e segurança Pública, regularização fundiária, Cadastro ambiental rural, Planejamento e investimento em Infraestrutura”, informou Furlanetti.

Produtos

Segundo o engenheiro, o projeto começou a ser executado pela empresa Engemap, após a vitória de concorrência pública, em janeiro de 2010. Este trabalho foi finalizado em dezembro de 2012, e os produtos solicitados referem-se a:

• Fotografias aéreas digitais coloridas e infravermelha com resolução de 39 cm;
• Densificação de marcos geodésicos nos padrões Concar/IBGE (com vistas a serem homolagados pelo IBGE);
• Geração de modelos digitais de superfície com resolução de 1m;
• Restituição hidrográfica aderente as especificações técnicas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais;
• Ortofotomosaicos em recortes do mapeamento topográfico sistemático na escala de 1:10.000, coloridos e composição falsa cor;
• Geração de modelo digital de terreno com 1 metro de resolução;
• Geração de sistema hidrográfico ortocodificado na escala de 1:10.000.

“Este foi apenas a primeira etapa de um projeto contínuo de retomada de investimento em cartografia no Estado, defasado por mais de 35 anos. Estamos no momento trabalhando para que todo esse material chegue as mãos dos usuários e especialistas, iniciando o processo pela entrega dos produtos para cada um dos 295 prefeitos de Santa Catarina e com a contratação da elaboração de um sistema de informação geográfica (GIS) corporativo do estado (este considerado como segunda etapa do Projeto)”, completou o engenheiro cartógrafo.

Até final de agosto, serão realizados eventos de entrega do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico para todas as 21 associações de municípios de Santa Catarina e os 295 municípios Catarinenses.

Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina