Uma iniciativa que pode ser muito útil para as autoridades de segurança em Belo Horizonte está repercutindo nas redes sociais nesta semana. O site colaborativo “Onde fui roubado” mostra um mapa com marcações de furtos e assaltos registrados por internautas de qualquer lugar do Brasil. A Capital mineira já é a terceira cidade com o maior número de casos relatados na plataforma criada por dois estudantes de ciência da computação da  Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Os jovens Márcio Vicente e Fillipe Norton, que têm 22 anos, decidiram desenvolver a tecnologia após começarem a procurar por um projeto de site colaborativo que pudessem gerenciar juntos. A ideia da plataforma é simples: se você foi roubado pode marcar o fato no mapa, detalhar o crime e alertar outros internautas a respeito dos perigos de se passar no local onde foi vítima da ação de bandidos.

“Quando comecei a buscar um foco para a iniciativa pensei na questão da segurança pública. Muitas pessoas quando têm uma carteira roubada ou celular, não fazem o registro na polícia devido à burocracia ou por não acreditarem na eficácia das autoridades. Então isso também ajuda os órgãos de segurança a terem algumas informações. O acesso ao site é fácil, os casos podem ser relatados sem dificuldade”, explicou Fillipe Norton.

O site fornece um painel com diversos tipos de assaltos: furto, assalto à mão armada, assalto coletivo, sequestro relâmpago, arrombamento veicular, arromabamento domiciliar, arrombamento loja comercial, saidinha bancária, roubo de veículo. Além disso, o usuário também pode indicar os objetos que foram roubados na ação, sexo das vítimas, e informar o prejuízo estimado.

Até a manhã desta segunda-feira, homens tinham registrado cerca de 60% das ocorrências existentes na plataforma em Belo Horizonte e os celulares apareciam como os produtos mais levados pelos criminosos.

Site mostra um mapa com marcações de furtos e assaltos registrados por internautas de Belo Horizonte (MG) Foto: Reprodução

Com infomações da Bhaz