No dia 23 de abril de 2013 foi criado o Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), em uma reunião realizada em São Paulo (SP). Na ocasião, 17 empresas assinaram o acordo para fundar o Instituto, que tem o objetivo de criar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

Segundo o conselho deliberativo, a meta estabelecida é chegar a 40 associados até o final de 2013 e a 60 até maio de 2014, quando o IBG completará um ano. Atualmente o Instituto conta com 24 empresas associadas. Veja a seguir uma entrevista com Patrick Pires, Gerente de Vendas da Leica Geosystems SP – uma das empresas associadas ao IBG – sobre suas expectativas em relação ao Instituto Brasileiro de Geomática.

IBG - Patrick Pires
Patrick Pires, Gerente de Vendas da Leica Geosystems

IBG: Por que sua empresa decidiu se associar ao IBG?
Patrick Pires: Porque a Leica Geosystems considera que é importante haver um representante que possa expressar os anseios da nossa indústria junto à  sociedade e aos órgãos governamentais, de forma a garantir a nossa presença nas decisões importantes tomadas pela sociedade.

IBG: Quais devem ser as prioridades do Instituto?
PP: Em primeiro lugar conseguir aglutinar a maior quantidade possível de associados, para que o IBG se torne forte e representativo. Em seguida, ouvir os associados para organizar uma agenda de ações que seja de interesse da maioria.

IBG: Como o IBG pode ajudar o mercado de Geomática a crescer de forma sustentável?
PP: Promovendo ações de esclarecimentos junto à comunidade e aos órgãos públicos, e colocando-se à disposição desses órgãos para participar de decisões de interesse público e particular que envolvam a Geomática.

IBG: Quais as vantagens para o Brasil em ter um grupo mais forte de empresas do setor de Geomática?
PP: As necessidades do Brasil são particulares  e relacionadas às nossas características de desenvolvimento e conhecimento. Por essa razão, a importação de tecnologias e soluções nem sempre são adequadas para o nosso padrão de trabalho e educação técnica. Um grupo forte de empresas pode tanto criar condições para que novas soluções adequadas a nosso mercado possam existir, como pode exigir que as soluções e tecnologias importadas sejam adequadas às nossas características de produção.

Para mais informações, acesse a página www.ibgeo.org, ou entre em contato com Bruno Born, gerente-executivo do IBG: contato@ibgeo.com / (41) 3338-7789.