Projeto garantiu agilidade no tratamento das informações geográficas para atender às regras do Ibama. Plataforma de Integração Magic xpi foi a escolhida para o projeto

Empresa cria barramento de integração de dados em usina hidrelétricaA Novaterra Soluções em Geoinformação firmou parceria com a Magic Software Brasil para viabilizar projeto de integração de dados geográficos coletados pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), para garantir o cumprimento das condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama, permitindo que a unidade entrasse em operação comercial. A solução envolveu a utilização da Plataforma de Integração Magic xpi na criação de um barramento de integração para o processo de coleta de dados presente no Sistema de Informação Geográfico (SIG/Web) desenvolvido pela Novaterra para a gestão dos programas ambientais previstos para este empreendimento.

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, implantada e operada pela Santo Antônio Energia, já conta com dez unidades geradoras, atingindo a potência de 713,5 MW, com previsão de chegar a 27 unidades geradoras até o fim deste ano, quando a hidrelétrica deve operar com mais de 60% da sua capacidade total. Para novembro de 2015 a previsão é de que a hidrelétrica esteja em pleno funcionamento, com capacidade para gerar 3.150 MW.

A execução do processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama envolvia várias condicionantes ambientais, o que exigiu o tratamento de elevado volume de informações de temas tão diversos quanto qualidade da água, flora, fauna e reassentamento da população atingida pelo empreendimento. No caso da Hidrelétrica Santo Antônio, são 27 programas ambientais estabelecidos, executados por diversas empresas e universidades, que produzem dados e informações nas suas especialidades.

De acordo com Lúcio Figueiredo Matias, diretor de operações da Novaterra, a complexidade do banco de dados e do processo de coleta de dados supera a média dos projetos em SIG.  “Uma equipe, por exemplo, passou 35 dias percorrendo a região, coletando dados de fauna e gerou 75 mil registros em planilhas Excel. Cada uma das empresas contratadas tem suas equipes e forma própria de trabalhar, cada uma produz dados em Excel, Access, ou SQL, com periodicidades diversas. Converter todas essas informações num formato específico seria demorado e oneroso, exigindo ainda a mudança do modo de operação das empresas.  Como o Magic xpi aceita todos estes formatos, então integramos tudo e demos sequência ao processo. Assim, está sendo possível usar um barramento de integração altamente eficiente para o nosso cliente”, destaca o executivo.

Matias ainda conta que já conhecia a ferramenta Magic e optou por incluí-la neste projeto porque sabia que ela atenderia 100% da necessidade do projeto. “A tendência é que o Magic xpi também seja utilizado nos próximos projetos que necessitem de coleta e unificação de dados”.

Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil, comenta que o projeto de integração de dados na Usina Hidrelétrica Santo Antônio é um exemplo da capacidade tecnológica da Plataforma de Integração Magic xpi e como ela pode auxiliar as empresas desenvolvedoras de sistemas e seus clientes a atenderem a demandas de tratamento de grandes volumes de dados, inclusive levando em conta regras de agentes reguladores, como é o caso do Ibama. “A Novaterra não teve que investir grandes recursos em equipes para desenvolver uma aplicação específica para esta finalidade. O Magic xpi agilizou este processo e promoveu forte redução do tempo no tratamento das informações coletadas em campo”.