O México assumiu, no último dia 23, a Presidência da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela gestão global dos dados geoespaciais do continente americano.

O presidente desse organismo, cujo nome oficial é uma iniciativa da ONU para a gestão de informação geoespacial (UN-GGIM, sigla em inglês) para as Américas, é o Vice-Presidente do Instituto Nacional de estatística, Geografia e informática (INEGI), Rolando Ocampo.

Após participar da sessão das Nações Unidas que nomeou o México para a Presidência do órgão, Ocampo ressaltou que o INEGI tem métodos de gerenciamento de informações geoespaciais que são de ponta para a América e o resto do mundo.

Ocampo explicou que as informações geoespaciais são usadas cada vez mais pelos governos, assim calculando o desastre de riscos e os efeitos das alterações climáticas sobre o ambiente e as pessoas comuns. Além disso, observou que as informações de satélite são cada vez mais relevantes no mundo, uma vez que substitui gradualmente a elaboração de mapas.

O México ocupará a Presidência do novo corpo de informações geoespaciais para a América de 2013 a 2017, com a intenção de desenvolver um relatório em conjunto com as agências de outras regiões.

Fonte: Geodireito


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.