Chamada de Cidadera, plataforma permite que moradores apontem problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água

Inspirado pela onda de protestos em todo o País, um grupo de alunos e ex–alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu o aplicativo “Cidadera”, uma plataforma que mapeia de forma colaborativa os problemas urbanos. Funcionando em sistemas iOS, Android e também de forma online por meio do site, qualquer pessoa consegue apontar problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água.

Desenvolvido em São Carlos e lançado em agosto de 2013, o aplicativo, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida urbana, utiliza o GPS e a câmera disponíveis na maioria dos smartphones para construir um mapa colaborativo com a localização e fotos de todas as reclamações da cidade.

Em apenas uma semana desde o lançamento, o Cidadera já conta com mais de 100 problemas mapeados apenas em São Carlos. “Também já estamos com uma presença forte em cidades da região como Ribeirão Preto, Rio Claro e Piracicaba, o que aconteceu muito mais rápido do que esperávamos” afirma Carlos Fialho, aluno do curso de Ciências da Computação da USP. A plataforma não é direcionada apenas ao Brasil como também pretende estar presente em outros países até o final do ano.

plataforma permite que moradores apontem problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água
Aplicativo permite que moradores apontem problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água Imagem: Reprodução

Segundo Victor Morandini Stabile, Engenheiro Físico formado pela UFSCar, “com o Cidadera é possível ter uma visão geral de tudo que está errado na cidade e a quanto tempo as coisas estão sem solução. Isso cria uma pressão maior para que a prefeitura trabalhe rápido”, explica. “Vi no projeto uma oportunidade de usar minha experiência em Internet para ajudar a melhorar o País”, afirma Thiago Christof, um dos idealizadores do aplicativo.

O “Cidadera” funciona de forma gratuita e está disponível para download na App Store e no Google Play Store. Quem não possui um smartphone pode ainda utilizar a plataforma pelo site www.cidadera.com.


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.