A Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) deve iniciar a atualização da base cartográfica de Mato Grosso. O trabalho irá atender as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) e determinações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). O objetivo é dinamizar a produção cartográfica no Estado, evitar o retrabalho por meio de uma maior padronização e criar um banco de dados nacional sobre a cartografia brasileira.

Uma equipe de técnicos da Seplan participou no mês de junho de um estágio junto à 5ª Divisão de Levantamento do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro, entidade que executa esta padronização. Os servidores foram validar os dados de Mato Grosso junto ao Exército, sendo que a homologação final deverá ser realizada já na próxima etapa, prevista ainda para este ano.

“Temos um banco de dados que reúne material técnico de todo o estado de Mato Grosso e da Amazônia Legal. São informações sobre a cartografia, estudo de solos, hidrografia, entre outros dados. Porém, este material não está 100% conforme os procedimentos indicados pela Inde, do Ministério de Planejamento. Vale lembrar que todos estes dados estão disponíveis à sociedade de forma gratuita”, destacou o agente da Área Instrumental do Governo e técnico em Geoprocessamento, Sebastião Renato de Moraes.

Os interessados em ter acesso a estes dados devem procurar a Seplan para assinar um termo de adesão e responsabilidade sobre o uso das informações, reforçando que não há custos na obtenção dos dados.

Segundo o técnico em geoprocessamento da Seplan, a capacitação realizada no Rio de Janeiro poderá ser utilizada também para facilitar a aproximação nas escalas cartográficas atualmente em uso no Governo. Nas plantas utilizadas, a escala está em 1 para 250 mil centímetros, porém o Estado já recebeu do Exército uma base cartográfica que está em 1 para 100 mil centímetros, além de outras fontes que permitem um trabalho com escalas ainda mais detalhadas.

Fonte: Só Notícias


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.