Os Estados Membros da União Europeia começaram recentemente seus testes para a transmissão de um sinal mais seguro e preciso dos quatro satélites de navegação Galileo, que já estão em órbita.

Galileo in orbit
Satélites de navegação Galileo em órbita

Transmitido em duas bandas de frequência com maior proteção, o Serviço Público Regulado (PRS em inglês), oferece um posicionamento de alta precisão, com menor tempo de serviço.

“O Galileo está em fase de validação em órbita, planejada para incluir demonstrações experimentais de capacidades PRS em termos de posicionamento e controle de acesso”, afirmou Miguel Manteiga Bautista, do Gabinete de Segurança do Galileo.

O Serviço Público Regulado (PRS) foi inicialmente considerado como uma fase para os novos satélites Galileo com Capacidade Operacional Plena (FOC em inglês), ativado em 2013, em resposta ao forte interesse dos Estados-Membros. Para permitir acesso ao PRS durante a fase atual que se encontram os satélites, a Comissão Europeia, juntamente com a Agência Espacial Europeia (ESA em inglês), iniciaram o projeto “PRS Participants To IOV”, em julho de 2012.


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.