A Conferência Mundial da Associação Global de Infraestrutura de Dados Espaciais (GSDI em inglês) está marcada para 4 e 8 de novembro em Adis Abeba, capital da Etiópia. Em 2013, o evento será realizado em conjunto com a ÁfricaGIS, a maior conferência sobre GIS do continente, com participantes de vários países.

A Conferência Mundial GSDI acontece anualmente em locais diferentes, oferecendo oportunidades para especialistas da área geoespacial de todo o mundo, promovendo o intercâmbio de ideias e contribuindo para a construção de infraestruturas de dados espaciais. A programação para Conferência Mundial GSDI e ÁfricaGIS 2013 está atualmente sendo formatada. O evento terá uma área de exibições e importantes encontros de organizações e grupos, permitindo que pessoas da África e todo o mundo possam apresentar, debater e compartilhar experiências e ideias.

GSDI Global Citizen AwardNeste ano, a Associação GSDI entregará o Prêmio GSDI Global Citizen para a Professora Jacqueline McGlade, em uma celebração que vai acontecer durante o evento. Os ganhadores anteriores do Prêmio são Jack Dangermond, Presidente da Esri, e Gilberto Câmara, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O GSDI Global Citizen Award reconhece globalmente um indivíduo que contibuiu significativamente para promover o uso de informações geográficas e tecnologias geoespaciais em benefício da sociedade. O ganhador recebe uma medalha e um certificado durante a conferência global, e é convidado a apresentar um discurso durante a cerimônia.

A Professora McGlade terminou seu mandato como Diretora Executiva da Agência Europeia do Ambiente (EEA) em junho de 2013, depois de 10 anos muito ativos e produtivos de serviço. Desde 2003, Jacquie liderou um aumento significativo na cobertura e extensão dos dados e das informações processadas e analisadas pela EEA, duplicando os de recursos para a agência. McGlade é reconhecida como uma excelente comunicadora e visionária, e irá comentar, em seu discurso, sobre algumas das questões mais importantes enfrentadas pela Europa e pelo mundo.

Para mais informações sobre Conferência Mundial GSDI e ÁfricaGIS 2013, acesse www.gsdi.org/gsdiconf/gsdi14.