Roteiro de CartografiaA editora Oficina de Textos lançou o livro “Roteiro de Cartografia” que aborda, entre outros temas, as diversas transformações cartográficas (geométrica, projetiva e cognitiva), os sistemas geodésicos de referência, a cartografia digital e o geoprocessamento.

Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias de Geoprocessamento e construção de mapas, a Cartografia é cada vez mais utilizada no cotidiano das pessoas, às vezes inadvertidamente, como importante ferramenta nas mais variadas atividades econômicas. Nesse cenário, a correta produção, apresentação e interpretação de mapas é vital. Roteiro de Cartografia vem suprir uma lacuna na área, apresentando, didaticamente, todas as fases de elaboração de um mapa, desde a aquisição da informação até seu tratamento e representação.

Escrita por Paulo Márcio Leal de Menezes e Manoel do Couto Fernandes, a obra apresenta de forma clara e didática os principais conceitos clássicos e modernos da cartografia, sua relação com o geoprocessamento e os problemas e impactos causados com a integração de diferentes documentos cartográficos.

“Roteiro de Cartografia” constrói o conhecimento cartográfico com conceitos clássicos e modernos, sua história e grandes transformações (geométrica, projetiva e cognitiva) até a Cartografia digital. Aborda seus campos temáticos e os sistemas de coordenadas, referências e projeções, assim como a intrínseca relação da Cartografia com o Geoprocessamento e a arte da representação gráfica de informações em mapas.

Amplamente ilustrado e com diversos exemplos didáticos, o livro é uma importante referência para alunos, pesquisadores e profissionais envolvidos com a Cartografia como fim ou como meio, em diferentes atividades.

Mais informações estão disponíveis na página da editora Oficina de Textos.