GeoScheduling faz gestão de vendedores, técnicos ou entregadores em campo e se conecta com sistemas EPR, CRM, de gestão de ativos e de controle de estoque, além de traçar e otimizar rotas

A Geograph, fornecedora de soluções para geoprocessamento no Brasil, anuncia o lançamento da solução GeoScheduling no Brasil. O sistema foi desenvolvido pela empresa francesa GeoConcept, a maior fornecedora de GIS para o governo francês e para grandes empresas como PSA Peugeot, Citroën, Renault, CB Richard Ellis, Grupe Saint-Gobain, Kimberly-Clark, Sodexo, France Telecom, entre outras. O GeoScheduling já é usado por grandes varejistas como Carrefour e Grupo Casino.

De acordo com Carlos Azevedo, diretor da Geograph, o GeoScheduling faz parte de uma nova geração de sistemas corporativos com motor geográfico voltados para a gestão de serviços de campo (Field Services). “As empresas, especialmente as de varejo e assistência técnica, têm o desafio de prover serviços de qualidade, com hora marcada e sem cobrar a mais por isso. Para que não tenham prejuízo, necessitam automatizar com inteligência suas operações de campo”, reflete.

Geograph lança no Brasil GeoScheduling
Geograph traz ao brasil solução para gestão de serviços de campo

A solução, que leva o mundo de otimização de rotas para o ambiente web, resolve os desafios de negócios associados a serviços como entrega, assistência técnica, instalação ou vendas. “O GeoScheduling é indicado para uma série de verticais de negócios, destacadamente o varejo, e é implantado de forma horizontal, isto é, pode ser usado por toda a empresa, desde o supervisor de técnicos de campo, operadores de call center até gerentes de filiais, entre outros”, explicou Elvis Oliveira, responsável técnico pela solução na Geograph.

Oliveira ressalta a flexibilidade do sistema. “É totalmente customizável; praticamente não existe restrição de quantidade de campos que podem ser criados ou das relações entre eles. Através de interface com sistemas de CRM, conecta-se com o cadastro e contratos de clientes e, como possui um motor geográfico, geocodifica a informação desses clientes, traça e otimiza rotas para os serviços de campo”, informa.

GeoScheduling

Um dos mais completos do mercado, o GeoScheduling possui três esferas de ação: em relação ao cliente, em relação aos recursos humanos e equipes de campo e em relação aos equipamentos presentes na casa, empresa do cliente ou no estoque. Em termos de gestão dos recursos humanos, pode gerenciar os calendários de folga, feriados, jornada de trabalho e configurar o dia a dia. “Nesse módulo de gestão dos técnicos de campo, por exemplo, é possível cadastrar as habilidades de cada um e, no momento do serviço, o software já aloca o técnico ideal para aquele trabalho; checa inclusive se o veículo suporta a entrega e se será necessária a presença de um técnico adicional”, detalha Elvis Oliveira.

Um dos diferenciais da solução é sua função de reagendamento, que automatiza uma atividade corriqueira para quem trabalha com serviços de campo. “A função de reagendamento no GeoScheduling facilita muito a vida dos gestores, e funciona, inclusive, com a utilização de bases cartográficas. Por exemplo, se no meio do dia, quando todos os recursos já estão em campo, aparecer uma demanda urgente, o sistema fará o cruzamento da posição geográfica do recurso com a posição do cliente  e indicará quem deve atender o chamado”, explica. Ele cita ainda outros diferenciais da solução, como o monitoramento dos recursos em campo, check in e check out das visitas ou entregas, criptografia dos dados e segurança da informação e a possibilidade de que o GeoScheduling seja fornecido já integrado a uma solução mobile.