Workshop de Lançamento TerraMA2_INPEA ferramenta TerraMA2, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), passou por uma atualização. A nova versão 3.0.2 traz alterações e complementos importantes, como tradução da interface e da documentação ao espanhol.

Lançada em meados de 2012, o TerraMA2 é uma plataforma computacional aberta a qualquer usuário interessado em desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais. Tendo como base o TerraMA2, é possível monitorar qualquer ocorrência a partir de informações disponíveis na internet. Podem ser utilizados dados provenientes de satélites e radares meteorológicos ou ainda modelos de previsões numéricas. Também servem dados de pontos fixos como plataformas de coleta de dados (PCD), sondas, boias, estações e instrumentos geotécnicos.

O usuário pode acompanhar desde incêndios florestais, deslizamentos, enchentes e estiagens, até interrupções na rede de energia por raios e movimentos de marés com ressacas em regiões portuárias, entre outras situações de risco. Veja a seguir as principais mudanças da nova versão:

Webinar TerraMa_Inpe_MundoGEONovo idioma em espanhol: interface e documentação traduzidos.
Acesso a arquivo compactados: Alguns dados meteorológicos do Inpe passarão a ser entregues compactados. Entretanto, não será necessário acrescentar a extensão “.gz” à mascara dos arquivos. O serviço de coleta reconhece automaticamente arquivos compactados ou não. A vantagem de coletar arquivos compactados é no tempo de transferência pelo protocolo   FTP.
Importadores de configuração de servidores e séries de dados: Não será preciso mais digitar todos os parâmetros de configuração de servidores e séries de dados correspondentes para os dados fornecidos pelo Inpe. Agora há um importador de tais configurações através de arquivos XML. Além de importar, pode-se também apenas atualizar ou exportar qualquer configuração. No site do Inpe há uma arquivo XML para cada servidor e suas correspondentes séries de dados. Acesse:
Troca de alguns termos nas interfaces: Considere a seguinte troca de termos quando encontrar alguns destes abaixo:
– “Mapa de Risco”  por “Objeto Monitorado”;
– “Análise baseada e mapa de risco” por “Análise baseada em Objetos Monitorados”;
– “Análise baseada em modelos” por “Análise baseada em grades”;
– “Bandas” por “Camadas”.

Mais informações estão disponíveis na página do TerraMA2.