O IBGE disponibiliza hoje (16/10), em seu portal na Internet, o Código de Boas Práticas das Estatísticas do Instituto o qual tomou por base o Código Regional de Boas Práticas das Estatísticas para a América Latina e o Caribe. Trata-se de um conjunto de diretrizes (recomendações e orientações) estruturado por princípios e indicadores de boas práticas que tem por finalidade promover uma conduta profissional padronizada, baseada nas melhores práticas estatísticas internacionais, fundamentais para a credibilidade e transparência institucionais, bem como um instrumento orientado para a promoção da qualidade das informações produzidas pela Instituição.

A aplicação dos princípios poderá ser avaliada por meio de indicadores, que permitirão o acompanhamento e a avaliação da qualidade da produção estatística do IBGE pela sociedade.

A produção de estatísticas oficiais é uma atividade que exige responsabilidade e compromisso com a credibilidade das informações. Este valor é fundamental para a concepção, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação de planos e programas governamentais, decisões do setor privado e para consolidação do exercício da cidadania.

Tal credibilidade é um valor que se reforça com o tempo, mediante a geração de estatísticas de qualidade, que buscam os padrões, princípios e normas relacionados com a organização do ambiente institucional, com os processos estatísticos que envolvem uma atividade estatística, e com os produtos estatísticos no que se refere à informação propriamente produzida e sua disponibilidade.

Nesse sentido, os códigos de boas práticas vêm sendo desenvolvidos no âmbito dos organismos internacionais de estatística com o intuito de manter elevada a qualidade das estatísticas produzidas pelos Institutos, fomentando a contínua aplicação dos melhores métodos e práticas de produção, análise e disseminação.

A elaboração do Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE é um marco na formalização do compromisso com a Qualidade e a Transparência da informação estatística no âmbito da Instituição.

O “Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE”; traz uma abordagem histórica do trabalho de elaboração do documento, incluindo a metodologia adotada, seus objetivos, conceitos e estrutura. Em seguida, são descritos os Princípios e os correspondentes Indicadores de Boas Práticas, agrupados em três seções: Ambiente institucional e coordenação; Processos estatísticos; e Produtos estatísticos.

A correspondência com os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais das Nações Unidas, definidos em 1994 é apresentada em um tópico à parte. Considerações finais e referências consultadas na elaboração do trabalho completam a publicação.

A ideia é avançar na adoção do Código, ampliando futuramente sua aplicabilidade para as estatísticas oficiais produzidas pelas demais instituições que fazem parte do Sistema Estatístico Nacional, coordenado pelo IBGE. Para tanto, o Instituto deverá promover fóruns de discussão internos e com os organismos envolvidos.

Fonte: IBGE