O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou recentemente que aprovou o acordo entre a Embraer, a AEL Sistemas e a Avibras. Anunciado em fevereiro deste ano, o acordo consiste na aquisição, pela Avibras, empresa de equipamentos e sistemas de alta tecnologia, de 9% do capital Harpia, joint venture formada entre a Embraer Defesa e Segurança e a AEL Sistemas, subsidiária do grupo israelense Elbit Systems.

Hangar da Embraer: a operação aprovada pelo Cade também prevê a aquisição, pela Avibras, da participação de 9% no capital da Harpia

O negócio foi aprovado sem qualquer restrição pela superintendência-geral do órgão brasileiro de defesa da concorrência, que informou sua decisão por intermédio do Diário Oficial da União.

O objetivo é explorar de forma conjunta o mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones). Pelo acordo, a Harpia passará a contar com o projeto do veículo Falcão, desenvolvido pela Avibras para uso das Forças Armadas Brasileiras (FAB). O veículo será capaz fazer “missões de reconhecimento, aquisição de alvos, apoio à direção de tiro, avaliação de danos, vigilância terrestre e marítima”, informam as empresas envolvidas na documentação disponibilizada pelo Cade.

A Embraer continuará tendo 51% da Harpia. Os 9% que passam para a Avibras eram da AEL Sistemas, que ficará com 40% do capital da joint venture.

Fonte: Estadão

Seção de notícias exclusivas

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.