Seminário online foi realizado pela MundoGEO no dia 17 de outubro e destacou as mudanças recentes do setor

Webinar Georreferenciamento e Certificação de Imóveis RuraisO setor de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais do Brasil passou por importantes mudanças nos últimos tempos, com o lançamento da 3ª Edição da Norma Técnica e do novo Sistema de Gestão Fundiária do Incra. Para apresentar e debater estas e outras novidades junto com os profissionais que atuam no setor, o MundoGEO realizou o seminário online Georreferenciamento e Certificação de imóveis rurais, no último dia 17 de outubro.

Ao todo, foram 564 participantes de várias partes do Brasil. Com duração de quatro horas, o webinar contou com a apresentação do Oscar Oliveira, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrátio do Incra-ES, tendo atuado diretamente no novo Sistema de Gestão Fundiária. Em sua explanação, o engenheiro abordou as principais mudanças na certificação de imóveis rurais, detalhando e mostrando na prática como funcionará o Sigef.

O especialista apresentou, ainda, os principais pontos da legislação atual do Brasil para georreferenciamento e certificação, e também as mudanças trazidas pela 3ª Norma Técnica, dentre elas a utilização de Sensoriamento Remoto e Base Cartográfica. Além disso, também foi explicada a importância da instrução Normativa nº 77/2013, como um documento que “oficializa todo o sistema e também os normativos. A Normativa foi publicada junto com a Norma Técnica, o manual de Limites e Confrontações, o manual de Posicionamentos e o manual de Gestão de Certificação”, afirmou Oscar Oliveira.

O seminário online contou ainda com a apresentação de Margarete Maria José Oliveira, sobre boas práticas para a montagem de processos de georreferenciamento; e também de Marco Antonio Melo Breves, Gerente do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) pela Receita Federal do Brasil, sobre integração de dados entre o Incra e a Receita Federal.

Durante o seminário, mais de 300 perguntas e comentários foram realizados pelos participantes, demonstrando a importância e atualidade do tema. No final do evento ocorreu o sorteio, entre todos os participantes, de um navegador GPS e de assinaturas da revista MundoGEO. Confira a seguir a lista de ganhadores:

• Navegador GPS: Jonatan Guilherme Delle Finati;
• Assinaturas: Fábio Lima, Elson Antunes júnior e Wanderlubio Gentil.

O webinar Georreferenciamento e Certificação de imóveis rurais contou com o apoio de divulgação da Abec-PR; Abec-SP; Apeaesp; Furtado, Schmidt; Manfra; Métrica Tecnologia; Oficina de Textos e do Portal Topografia. Os arquivos e vídeos deste webinar estão disponíveis para ser adquiridos na Loja MundoGEO.

Inscritos webinar georreferenciamento
Distribuição geográfica dos participantes do webinar Georreferenciamento e Certificação de imóveis rurais

Curso presencial sobre montagem de processos

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, a MundoGEO e a TGR Cursos e Treinamentos realizarão um curso presencial sobre montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais. Este treinamento, teórico e prático, acontecerá em São Paulo (SP), no hotel Ibis São Paulo Congonhas.

Neste curso serão abordados conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. Também será demonstrado como acessar o site do Sigef, requerer a Certificação, enviar as planilhas, gerar a planta e o memorial descritivo.

Para mais informações e inscrições acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201311/.