Lançada em setembro deste ano, a 3ª Edição da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais inclui novos elementos e ainda gera dúvidas entre os profissionais do setor

Ao que tudo indica, o segundo semestre de 2013 ficará conhecido como um período histórico para o setor de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais no Brasil. Com o lançamento da 3ª Edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR) e também do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende agilizar a análise dos processos de Certificação, acabando de vez com a morosidade que emperra o pleno conhecimento das áreas rurais em nosso país.

Aprovada pela portaria 485 de 2 de setembro de 2013, a 3ª Edição da Norma Técnica, bem como os Manuais Técnicos de Posicionamento e o Manual Técnico de Limites e Confrontações, traz importantes mudanças, dentre elas a possibilidade da utilização de novos métodos de posicionamento, como por exemplo o sensoriamento remoto para a definição de limites naturais como rios, encostas, montanhas, e também eliminando a obrigatoriedade de implantação de marcos físicos em alguns casos.

Em vista da demanda existente no mercado por treinamentos sobre a elaboração de processos de georreferenciamento de imóveis rurais – de forma prática e com qualidade – a MundoGEO, em parceria com a TGR Treinamentos, realizará o curso Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo (SP).

De acordo com Margarete Maria José Oliveira, instrutora do curso, o momento é de mudanças e é importante estar adaptado às mudanças ocorridas com a implantação do Sigef. “Neste treinamento, estaremos comentando não só a 3ª NTGIR, mas também os manuais que a completam, além de explicações sobre PDOP, RINEX, acurácia, etc.. Montaremos, passo a passo, um processo utilizando marcos reocupados, calculando a acurácia e ensinando técnicas práticas para evitar sobreposição. Estaremos com uma equipe de monitores altamente preparada”, afirmou.

Com 16 horas de duração, este treinamento teórico e prático irá abordar conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. “Nossa parceria com a MundoGEO tem como objetivo mostrar a todos os participantes como montar os processos com qualidade, respeitando a Norma Técnica e as leis pertinentes”, completou.

Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201311 ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Serviço

Curso: Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais
Data: 18 e 19 de novembro, das 9h às 18h
Local: Hotel Ibis São Paulo Congonhas
Inscrições: mundogeo.com/cursos/geocertifica201311