Já está disponível no site da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano  (Emplasa), o Sistema Mapeia São Paulo de Visualização de Dados, que permite acesso amplo e gratuito às ortofotos (imagens aéreas com alta resolução) de todo o Estado de São Paulo produzidas pela empresa.

“A Emplasa modernizou todos os sistemas de informação disponíveis para consulta on-line, por meio da chamada tecnologia em nuvem, que permite alta capacidade de acesso simultâneo e rápida visualização de imagens de grande volume”, informa o presidente da Emplasa, Renato Viégas.

Assim foi possível lançar o novo Sistema Mapeia São Paulo de Visualização de Dados, que dá acesso a uma base contínua de informações recobrindo todo o Estado, com imagens com resolução de um metro. Trata-se de uma fonte de informação “oficial, segura e precisa para todo o território do Estado de São Paulo”, que pode ser acessada de forma amigável em qualquer dispositivo com entrada para a Internet.

O Sistema de Visualização de Dados beneficia gestores públicos (municipais estaduais e federais) e privados, o poder Judiciário e qualquer cidadão interessado nas imagens. De acordo com o Relatório Final de análise da Acurácia Posicional das Ortofotos, elaborado pela Diretoria de Geociências do IBGE,  indicam que acurácia posicional está compatível com a escala 1: 10 000.

Garantia de origem e autenticidade

Uma das vantagens do Sistema é permitir a impressão de áreas selecionadas das ortofotos, com informações técnicas, garantia de origem (numeração de controle) e comprovação de autenticidade. Para dar uma ideia da importância do produto, em cerca de um ano e meio a Emplasa recebeu mais de 200 solicitações sem ônus de produtos cartográficos, na maioria do Projeto Mapeia SP, o equivalente a quase R$ 400 milhões, caso fossem comercializados.

As ortofotos recobrem todo o Estado e seu entorno e foram realizadas na 1ª Etapa do Projeto de Atualização Cartográfica do Governo do Estado – Projeto Mapeia São Paulo, que compreendeu o Levantamento Aerofotogramétrico, Apoio de Campo, Aerotriangulação, Modelos Digitais de Superfície e Ortofotos.

Para acessar o sistema basta preencher o cadastro uma única vez (órgãos públicos, pessoa jurídica, pessoa físicas e discentes) e concordar com os Termos e Condições de Uso do Sistema para obter a senha de acesso, que será enviada automaticamente ao email cadastrado. A senha é válida para consultas posteriores.

Fonte: Com informações da Emplasa

Diretora da Emplasa fala sobre o projeto Mapeia São Paulo

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina.

A conferência contou com com palestrantes de vários países, que compartilharam com o público suas experiências como representantes de grandes marcas, companhias e instituições internacionais. Entre eles está Rovena Negreiros, Diretora de Planejamento da Empresa Metropolitana do Estado de São Paulo (Emplasa), palestrante no seminário MegaTendências.

Confira abaixo a entrevista com Rovena Negreiros, falando sobre a disponibilização e o acesso aos dados e ortofotos gerados pelo projeto: