O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC) anuncia o lançamento de um novo pacote de padrões para representação de geometria geográfica. O ISO TC 211, se aprovado, irá substituir o ISO 19107:2003 Geographic information – Spatial Schema, utilizado há 10 anos.

Utilizado como um padrão global para representar geometria geográfica, o pacote ISO 19107:2003 vem sendo utilizado para quase todas as especificações e padrões para representação de dados geoespaciais, dentro do contexto ISO e OGC. Também é usado por outras organizações que usam os padrões OGC diretamente. Ao atualizar o pacote Spatial Schema, utilizado há 10 anos, o OGC e o ISO TC 211 terão que levar em conta a compatibilidade com versões anteriores e equilibrar com funcionalidades novas e mais apropriadas.

O pacote NWIP está sendo proposto pelo OGC para atualizar a especificação “Simple Features Abstract”, que depende diretamente do Spatial Schema. O OGC está recebendo comentários sobre o novo pacote até o dia 28 de novembro. Todos os comentários recebidos serão apresentados pelo OGC para a ISO e serão julgados no processo de certificação. O ISO vai dar uma resposta formal ao OGC, para que seja publicada antes da norma ser submetida a votação final, para então se tornar uma Norma Internacional.


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!